Presidente do STF e do CNJ lamenta morte da líder quilombola Mãe Bernadete e cobra esclarecimentos
Mãe Bernadete, que me falou pessoalmente sobre a violência a que os quilombolas estão expostos e revelou a dor de perder seu filho com 14 tiros dentro da comunidade, foi morta em circunstâncias ainda inexplicadas
"Lamento profundamente a morte de Maria Bernadete Pacífico, do Quilombo Pitanga dos Palmares, com quem me encontrei há menos de um mês juntamente com outras lideranças no Quilombo Quingoma, na Bahia.
Mãe Bernadete, que me falou pessoalmente sobre a violência a que os quilombolas estão expostos e revelou a dor de perder seu filho com 14 tiros dentro da comunidade, foi morta em circunstâncias ainda inexplicadas.
As autoridades locais devem adotar providências para o urgente esclarecimento e reparação do acontecido, a fim de que sejam responsabilizados aqueles que patrocinaram o covarde enredo e imediatamente protegidos os familiares de Mãe Bernadete e outras lideranças locais.
É absolutamente estarrecedor que os quilombolas, cujos antepassados lutaram com todas as forças e perderam as vidas para fugir da escravidão, ainda hoje vivam em situação de extrema vulnerabilidade em suas terras. Assim como é direito de todos os brasileiros, os quilombolas precisam viver em paz e ter seus direitos individuais respeitados."
Ministra Rosa Weber, Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça
Julgamento sobre juiz das garantias prosseguirá na próxima quarta-feira
Votaram nesta tarde os ministros Nunes Marques e Edson Fachin
TJRO oferece mais uma oportunidade para concessão de espaços para cafeterias em prédios do judiciário
Sessão pública será no dia 29 de agosto
Alero anuncia vencedores da Gincana de Conhecimento
Solenidade de encerramento contou com a participação dos deputados Cirone Deiró e Delegado Camargo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook