Presidente Laerte Gomes propõe implantação de Programa Legislativo, Democrático e Participativo na ALE
Projeto é voltado a alunos de escolas públicas e privadas como incentivo ao conhecimento das práticas legislativas.
Com foco na aproximação e na propagação de conhecimento à comunidade estudantil, o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) apresentou um Projeto de Resolução que institui, no âmbito da Casa de Leis, o Programa Legislativo, Democrático e Participativo.
O projeto pretende incentivar e proporcionar aos alunos da rede pública e particular de ensino de Rondônia, conhecimentos teóricos e práticos com relação às atividades, atribuições e competências do Poder Legislativo.
O Programa Legislativo, Democrático e Participativo será constituído de seis modalidades, entre as quais, Ato Cívico, Turismo Pedagógico, Dia do Parlamento, Visitando o Parlamento, Parlamento Mirim e Concurso Anual de Redação.
O Ato Cívico deverá ser implementado nas instituições de ensino, públicas e privadas. Uma Comissão Especial da Assembleia, responsável pela programação, articulará todo o aparato necessário para o evento.
“O Ato Cívico representará um autêntico resgate da prática de civismo que, infelizmente, já se encontra, praticamente, no esquecimento”, ressalta o presidente.
O Turismo Pedagógico possibilitará o intercâmbio entre alunos de diferentes localidades que serão acolhidos na sede da ALE para cumprimento de agenda cultural e educacional.
“Essa modalidade permitirá aos alunos, práticas estudantis que favoreçam ao conhecimento de Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB)”, explica o parlamentar.
O Dia do Parlamento consiste no desencadeamento de palestras e seminários com temática relacionada ao Processo Legislativo. A modalidade Visitando o Parlamento é referente à visitação das escolas nas dependências da Assembleia.
O Parlamento Mirim propiciará aos estudantes o conhecimento e a convivência na prática das atividades parlamentares. Segundo o presidente, será instituído o 'Poder Jovem' em parceria com as secretarias municipais e representações da Seduc, na capital e no interior.
“Nessa modalidade, após a realização de um concurso com critérios a serem definidos, dois representantes de cada município por um dia, simbolicamente, o cargo de deputado estadual”, explica o presidente.
A modalidade, Concurso Anual de Redação contribuirá com o desenvolvimento de conteúdos escolares relacionados à cidadania e ao Processo Legislativo. A regulamentação de todas as modalidades será feita por deliberação de uma Comissão Especial e deverá ser submetida à análise e aprovação do ouvidor-geral da Assembleia Legislativa.
As ações do Programa Legislativo, Democrático e Participativo serão coordenadas por uma Comissão Especial, composta por representantes de departamentos da ALE como o Cerimonial, o Departamento de Comunicação Social, a Escola do Legislativo, o Departamento de Rádio e TV e das secretarias Administrativa e Legislativa da Casa de Leis.
Presidente Laerte Gomes apresenta projeto que proíbe a contratação de condenados pela Lei Maria da Penha
Iniciativa do deputado cria ação contra os agressores como alternativa de enfrentamento ao crime contra a mulher.
Deputado Anderson Pereira inaugura salas de aulas na Escola Mãe Margarida
Escola faz parte de todo um complexo de obras financiadas pelo governo federal.
Laerte parabeniza campanha “Declare seu Amor”, lançada pelo TJ em Ji-Paraná
Deputado diz que é preciso investir na prevenção de crianças e adolescentes.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook