Presos provisórios e adolescentes internados têm direito de votar nas eleições
Para que uma seção eleitoral seja instalada nos estabelecimentos penais, é necessário que haja pelo menos 20 eleitores
A Constituição Federal assegura o direito de votar aos presos provisórios e aos jovens que cumprem medidas socioeducativas, por não terem os direitos políticos suspensos. Os presos provisórios são aqueles que ainda não tiveram condenação definitiva.
Os juízes eleitorais, sob a coordenação dos Tribunais Regionais Eleitorais, deverão disponibilizar seções eleitorais em estabelecimentos penais e em unidades de internação tratadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de que esses eleitores possam exercer sua cidadania por meio do voto.
Para que uma seção eleitoral seja instalada nos estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes, é necessário o mínimo de 20 eleitores aptos a votar. Mesários e funcionários desses locais também poderão votar nessas seções.
O professor de Direito Josafá da Silva Coelho lembrou que, em 2020, apenas 1% dos presos e presas provisórios votaram. “Um dos grandes desafios da nossa democracia é de votar e ser votado. Segundos dados do CNJ, o Brasil tem 900 mil pessoas em situação de cárcere e 400 mil são presos e presas provisórias”, afirmou Coelho.
De outro lado, o preso condenado por sentença criminal transitada em julgado, isto é, contra a qual não cabe mais recurso, está com seus direitos políticos suspensos. Por esse motivo, fica impedido de votar e de ser votado enquanto durarem os efeitos da condenação.
Eleitores devem estar atentos para não cometer infração no dia da eleição
Uma das infrações mais comuns é tirar foto na cabine de votação
Prazo para pedido de voto em trânsito de algumas categorias profissionais vai até sexta (26)
Transferência Temporária de Eleitores pode ser requerida por militares, policiais, guardas municipais, agentes de trânsito e convocados para apoio logístico, entre outros
Daniel Pereira ao vivo, no Videocast “O Poder do Voto”, a partir das 15 horas; mande perguntas
O programa é apresentado pelos jornalistas Rubens Coutinho, Gérson Costa e Lúcio Albuquerque
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook