Prestação de contas do exercício 2021 do Governo de Rondônia é entregue ao Tribunal de Contas
Prestação de contas é um procedimento que acontece anualmente conforme o prazo definido na Constituição Estadual
Prestação de contas é um procedimento que acontece anualmente conforme prazo definido na constituição estadual
Nesta segunda-feira (18) foi realizada a entrega solene da prestação de contas do Governo de Rondônia relativas ao exercício de 2021 para o Tribunal de Contas do Estado – TCE/RO. Na ocasião, o governador do Estado, Marcos Rocha, e o titular da Controladoria-Geral do Estado – CGE, Francisco Netto, destacaram a série de medidas adotadas pelo Executivo Estadual em prol do compromisso com a população.
“Em 2019, Rondônia tinha 29% de ações exigidas como boas práticas de conduta. Por meio de um alinhamento de diretrizes estratégicas foram implementadas uma série de medidas que elevou o Estado para o ranking de 78% de boas práticas divididas entre conflitos de interesses e programas de integridade. O elogiável é que a administração foi direcionada para áreas estratégicas como compras, infraestrutura e saúde; essas áreas passaram a aderir esses programas de integridade. Está em elaboração o pacote número dois que é a questão de regulamentar os 22%. São matérias que precisam de uma amplo debate da sociedade, mas eu creio muito fortemente que o governador queira tramitar. São essas ações que o Poder Executivo tem empoderado e esse relatório mostra a evolução”, destacou o controlador-geral.
A prestação de contas é um procedimento que acontece anualmente conforme o prazo definido na constituição estadual
O governador Marcos Rocha agradeceu aos servidores envolvidos na execução do relatório e falou sobre o esforço para realizar a prestação de contas do Estado. “É com muita honra que fazemos a entrega desse relatório. A equipe do Governo de Rondônia tem trabalhado firme, tanto a Controladoria quanto a Contabilidade geral; os servidores das finanças estão trabalhando para fazer com que o nosso Estado tenha um diferencial. Alcançamos várias marcas importantes; conseguimos o Triplo ‘A’ de solidez fiscal, transparência e também o superávit agora; mesmo tendo assumido o Estado sem recursos. Melhoramos a situação do Instituto Estadual de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia – Iperon, por meio de um trabalho conjunto de todos os órgãos que, inclusive era uma preocupação constante por parte do TCE. E hoje, estamos aqui, ainda necessitante de várias atuações, lógico que ninguém conserta 30, 40 anos em um mandato, mas temos trabalhado firme para conseguir isso e está neste documento totalmente transparente”, ressalta.
O presidente do TCE, Paulo Curi Neto, disse que a visita do governador ao entregar o relatório foi de destaque, pois sinaliza a importância que ele atribui ao conteúdo externo que induz o Estado aos aperfeiçoamentos que são necessários.
“O controle percebe uma gestão muito positiva para assegurar avanço em áreas que são caríssimas como a questão da transparência, do equilíbrio fiscal que é um exemplo para o Brasil e o endereçamento da questão do Iperon é valiosíssima para as futuras gerações. É uma construção regional, estadual que exigiu renúncia de todas as instituições e a gente espera que muitos recursos sejam canalizados, pelo menos, existe uma sinalização de um caminho para dar tranquilidade no desenvolvimento de Rondônia”, disse Paulo Curi Neto.
A prestação de contas é um procedimento que acontece anualmente conforme o prazo definido na Constituição Estadual. O relatório aponta todos os indicadores fiscais financeiros de gestão estratégica, licitações e contratos, execução do orçamento, controle interno, relatórios e outros temas de interesse da sociedade nas áreas da Educação, Segurança, Saúde, Combate à Corrupção, Agricultura, Assistência Social entre outros.
XXIII Marcha dos Prefeitos: presidenciáveis confirmam presença; confira a programação
A programação já conta com a confirmação dos pré-candidatos: João Dória, Ciro Gomes, Simone Tebet e André Janones
MPF quer explicações do iFood após notícia sobre financiamento de campanha contra entregadores
Reportagem da Agência Pública descreveu ações de marketing contratadas pela empresa para atacar demandas de motofretistas por melhores condições de trabalho
O Brasil é o segundo país que mais tributa empresas
Para especialista, antes mesmo de reduzir a carga, nosso País precisa avaliar o modelo de tributação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook