Pretendentes de seis comarcas fazem curso de adoção em Cacoal

A abertura do curso de preparação foi feita pela juíza da Infância e Juventude Elisângela Frota Araújo Reis

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 30 de setembro de 2019 às 10:47
Pretendentes de seis comarcas fazem curso de adoção em Cacoal

Organizado pelo Núcleo Psicossocial de Cacoal, o curso de preparação, uma exigência da Lei da Adoção, reuniu pretendentes de seis comarcas, no último dia 26. Além de Cacoal, houve interessados em se habilitar e integrar o cadastro nacional de adoção das vizinhas Espigão do Oeste, Cerejeiras, Santa Luzia do Oeste, Presidente Médici e Colorado do Oeste, que também participaram das atividades, que contabilizaram 8 horas.

Como prevê a lei nº 12.010, de 2009, que dispõe sobre adoção, obrigatoriamente, a inscrição de postulantes à adoção deve ser precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude.

O curso é um período onde os postulantes recebem orientações psicossociais e jurídicas relacionadas ao assunto, com um caráter educativo/pedagógico e não avaliativo, e tem entre os principais objetivos: ajudar os candidatos a explorarem a natureza da parentalidade por adoção e compreenderem seus próprios sentimentos e as dificuldades que podem apresentar-se nas relações adotivas, preparar os candidatos a reconhecerem se são capazes de aceitar a adoção e, principalmente, estimular os pretendentes a realizar uma avaliação de sua própria motivação e capacidades necessárias para a educação da criança adotiva.

A abertura do curso de preparação foi feita pela juíza da Infância e Juventude Elisângela Frota Araújo Reis. Em seguida, as assistentes sociais Marinez Marchesine, Kátia Cristina da Silva, Ivone Carvalho e o psicólogo Wilson Plaster conduziram as atividades pela manhã. Entre os temas abordados aos profissionais, como a própria Lei da Adoção, estatísticas, histórias de vida, revelação da adoção, adoção tardia e grupo de irmãos.

Na parte da tarde, a defensora pública do município de Cacoal, Denise Luci Castanheira, ministrou uma palestra aos pretendentes.

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook