Prevenção à obesidade tem acompanhamento de equipes multidisciplinares no Hospital de Base e Policlínica Oswaldo Cruz
Para o usuário SUS conseguir entrar no programa é necessário ir para uma Unidade Básica de Saúde, onde o médico clínico realiza o encaminhamento
Procedimento cirúrgico que é indicado apenas em último caso para os pacientes
No Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, 11 de outubro, o Governo de Rondônia orienta sobre hábitos que podem levar ao sobrepeso e destaca o serviço oferecido pelo o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HB e a Policlínica Oswaldo Cruz – POC, que realizaram entre 2022 a 2023, o total de 76 cirurgias bariátricas. As duas unidades de saúde executam o acompanhamento juntamente com uma equipe multidisciplinar de 25 pacientes pré-operatórios.
O cirurgião Oziel Moura, orienta para os perigos da obesidade e o serviço de procedimento cirúrgico, que é indicado apenas em último caso para os pacientes. “Existem várias medidas que evitam uma cirurgia bariátrica, como a mudança dos hábitos alimentares, que é um grande influenciador da saúde em nossa vida, exercícios físicos ou seja mudança de um cotidiano mais equilibrado”, afirma.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, Jefferson Rocha, destacou os investimentos na saúde do Estado. “Reformas e reestruturações estão ocorrendo no Hospital de Base com o objetivo de ofertar ainda mais atendimentos e suporte necessários para a população, com serviços especializados. Nossos profissionais estão qualificados e empenhados em oferecer um atendimento humanizado e com qualidade. O programa conta com especialistas e uma equipe multiprofissional à disposição para a população rondoniense”, garantiu.
SERVIÇO
Para o usuário Sistema Único de Saúde – SUS conseguir entrar no programa de bariátrica do HB, é necessário primeiramente se encaminhar para uma Unidade Básica de Saúde, onde o médico clínico realiza o encaminhamento, e a regulação entra em contato com solicitante para iniciar o tratamento, o acompanhamento inicial é realizado por uma equipe multidisciplinar da Policlínica Oswaldo Cruz – POC, onde tem em média a duração de dois anos.
Após o acompanhamento de psicólogos, nutricionista, clínico médico e endócrino e o paciente não obter resultados esperados, é feito o direcionamento para o procedimento cirúrgico, o qual realiza uma bateria de exames para avaliação de aptidão do paciente.
A paciente do programa, Daniela Andrade, que realizou a cirurgia há 2 anos, conta como o procedimento impactou no seu estilo e qualidade de vida. “Antes da cirurgia eu não gostava de sair, me arrumar e tinha muitos problemas de saúde, como diabetes e pressão alta, e atualmente tenho uma autoestima melhor e estou livre dos problemas de saúde que tinha. Fico muito feliz pela equipe que me acolhe até hoje. Mudou minha vida completamente”, disse.
Ações de Educação Ambiental são fortalecidas durante projeto 'Sedam Itinerante'
A Ceam passa a contar com um veículo Van, com o propósito de auxiliar a equipe na divulgação de informações relacionadas aos projetos e programas da Sedam
Governo de Rondônia capacita servidores na área de gestão patrimonial
O evento é direcionado aos chefes de setores de patrimônio das unidades gestoras da administração direta e indireta, além dos membros de comissões de inventários de gestão patrimonial
Leilão eletrônico de veículos em Porto Velho e região acontece nesta segunda-feira
Ao se cadastrar no portal virtual, o cidadão deve observar as regras estabelecidas no edital, aceitando as condições de vendas previstas para o certame
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook