Primeiro dia do Encontro de Magistrados e Servidores aborda saúde integral e criatividade

Corregedor-Geral da Justiça de Rondônia, Valdeci Castellar Citon

Assessoria de comunicação Institucional
Publicada em 15 de outubro de 2021 às 18:51
Primeiro dia do Encontro de Magistrados e Servidores aborda saúde integral e criatividade

A saúde integral e a criatividade foram os principais temas abordados no primeiro dia do Encontro de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário de Rondônia. O evento online foi transmitido pelo canal no YouTube da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), e trouxe convidados renomados como o médico José Genilson Ribeiro e o professor de criatividade Murilo Gun. 

Esta é a segunda edição do Encontro, cuja premissa é debater a saúde nas relações de trabalho e familiar. Neste ano, a pandemia do novo coronavírus foi um gancho adicional, visto que impactou no cotidiano familiar e, consequentemente, no trabalho. 

O corregedor-geral da Justiça de Rondônia, Valdeci Castellar Citon, abriu o encontro e explicou o porquê da Corregedoria ter se preocupado com a saúde integral. "Além da saúde física, precisamos olhar para a pessoa integralmente, na saúde mental, familiar, social e também a saúde espiritual, sem confundir essa questão com opções de religião, mas sobre o relacionamento da pessoa com ela mesma, com o próximo, ambiente ou o autoconhecimento” disse o corregedor.

Participaram também da abertura a presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), Euma Tourinho; a presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Rondônia (Sinjur), Gislaine Caldeira; o vice-diretor da Emeron, Edenir Albuquerque, e o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Paulo Kiyochi Mori, que ao finalizar, pontuou que o Encontro é um momento útil para refletir como estamos e como podemos manter a serenidade e confiança, apesar de um cenário tão adverso.

Palestra Saúde Integral

2

O médico José Genilson Ribeiro trouxe a palestra "As dimensões da saúde física, mental, social, familiar e espiritual". Ele falou sobre como a pandemia transformou a convivência social no ambiente de trabalho e o próprio lar, além dos relacionamentos terem se tornado um estresse muito grande.

O médico sugeriu doze princípios para contornar as dificuldades de convivência impostas pelo novo normal. Ele também questionou que as lições aprendidas na pandemia são a modernização das relações, transformações éticas e morais e a necessidade da transformação interior.

12 princípios 

  1. Ter sempre pensamentos positivos.
  2. Autoconhecimento.
  3. Ter humildade com o ser humano e a natureza.
  4. Ter compaixão e empatia.
  5. Viver o hoje. Tirar o peso do passado e não se preocupar com o futuro.
  6. Conectar-se ao outro.
  7. Se sentir esperançoso e transmitir paz.
  8. Sempre perguntar o porquê.
  9. Descobrir o poder da mente.
  10. Valorizar os próprios princípios.
  11. Celebrar a diversidade das gerações.
  12. Descobrir a própria vocação e o propósito de vida.

Após a palestra, a fisioterapeuta Nadya Machado Barbosa e a fonoaudióloga Ana Carolina França Krause, da Divisão de Saúde e Bem-estar Organizacional (Disau), trouxeram dicas para o dia a dia laboral. 

Nadia e Ana

Criatividade e coragem para se reinventar 

O professor de criatividade, Murilo Gun, trouxe alguns conceitos sobre criatividade e falou sobre tecnologias simples disponíveis para contornar os problemas advindos com a pandemia como a respiração, coragem, fazer a sua parte, gratidão e perdão. "Não espere ser grato apenas na missa de domingo, seja grato pelas coisas pequenas. Quem foca no que falta, sempre vai faltar. Conecte-se na estação correta” exemplificou. 

Murilo

Encontro

O Encontro faz parte do programa "Humanização Organizacional” do Plano de Gestão da Corregedoria para o biênio 2020-2021, e tem como objetivo discutir temas de natureza interdisciplinar que possam conduzir à reflexão do impacto das transformações sociais e da carreira na saúde, bem como sobre os problemas que afetam o desempenho e a relação trabalho e família, vez que as exigências da profissão impactam diretamente na qualidade de vida e na qualidade das relações interpessoais. 

Segundo dia de evento

No dia 15, a programação volta-se à atuação do TJRO no campo da saúde com a apresentação da Política e Levantamento de Saúde Integral. A programação trará a palestra “Movimento do bem viver: por uma saúde mental integrativa”, dos psicólogos Denise Tofani Malheiros e Leandro Aparecido Fonseca Missiatto, dentre outros. O evento será encerrado com a palestra “Os efeitos na saúde e no mundo pós-pandemia”, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey. (Veja a programação completa aqui )

O Encontro de Magistrados(as) e Servidores(as) do Poder Judiciário do Estado de Rondônia está sendo transmitido ao vivo pelo Canal da Emeron no YouTube (youtube.com/EscolaEmeron), das 11h às 14h (RO). É gratuito e direcionado a magistrados(as) e servidores(as) do TJRO, que poderão inscrever-se durante a transmissão para recebimento do certificado de 6 h/a.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook