Procon orienta consumidor sobre abusos nas contas de água e energia em Rondônia
Provocado por contínuas reclamações contra esses serviços, o Programa de Orientação Defesa do Consumidor convida a comunidade a se manifestar sobre a prestação desses serviços junto ao órgão
As reclamações podem ser feitas diretamente no Portal do Procon ou nos canais de atendimento do órgão, telefone, WhatApp ou rede social
A partir de contínuas reclamações contra os serviços de água, energia elétrica e outros, o Programa de Orientação Defesa do Consumidor (Procon) decidiu convidar a comunidade a se manifestar sobre a prestação desses serviços junto ao órgão, protocolando suas reclamações contra abusos no fornecimento e nas faturas das contas de água e energia elétrica em todo Estado de Rondônia.
O coordenador de defesa do consumidor de Rondônia, advogado Ihgor Rego, informou que tem chegado ao Procon muitas reclamações sobre prejuízos, como queima ou danificação de aparelhos e eletroeletrônicos decorrente de oscilação no fornecimento de energia, assim como no fornecimento de água tratada, registrando, em contraposição, o fornecimento de água imprópria para o consumo, suja, e até a falta no fornecimento.
Segundo ele, foi com base nessas reclamações que o Procon decidiu convidar os consumidores para que busquem o órgão ou acessem a plataforma www.procon.ro.gov.br e registrem suas reclamações, apresentando as dificuldades que estão enfrentando quanto à interrupção ou oscilação indevida do serviço, dano aos equipamentos eletroeletrônicos, ou o aumento desproporcional de suas faturas de consumo. Ele explicou que só assim o órgão terá base, fundamento para a abertura de eventual processo administrativo ou judicial contra as empresas concessionárias dos serviços públicos no Estado de Rondônia.
Ihgor Rego fez ver que os serviços públicos essenciais, como água e luz, devem ser prestados de forma adequada, contínua e ininterrupta (art. 22, da Lei 8.078/1990), sendo que a instabilidade recorrente do serviço pode representar ou retornar em severos prejuízos aos seus consumidores, como a perda de compromissos pessoais ou profissionais, dano aos produtos eletroeletrônicos e outros. Sobre o custo desses serviços, vários consumidores têm se queixado do aumento das faturas, ainda que mantenham o mesmo padrão de consumo de meses atrás, quando o valor da conta era menor, situação que precisa ser esclarecida para deixar de ser prejuízo ao consumidor.
O coordenador do Procon afirmou que esta é uma situação grave do ponto de vista legal, e que por isso, para resguardar os direitos do consumidor, ao fazer a denúncia é importante que seja levado ao órgão também, se possível, documentos e comprovantes, tais como faturas a serem questionadas, registros com foto, vídeo ou áudio, para que sejam anexados à reclamação e possam ser instruídos os procedimentos.
Importa lembrar ainda que, além do Portal do Procon, em caso de dúvidas, os consumidores podem também utilizar os canais de atendimento do órgão – Telefone 151, Whatsapp (69) 9 8491-2986, (69) 98482-0928; a página social do Procon Rondônia, onde podem estabelecer uma segura e produtiva comunicação com as autoridades de defesa do consumidor do Estado de Rondônia.
Justiça Rápida Itinerante faz atendimentos pelo WhatsApp em Porto Velho
Interessados em participar da Operação poderão entrar em contato pelo número 981550105
Semtran realiza sinalização da rua Brasília
Está sendo implantada faixa de pedestres, no cruzamento com a 7 de Setembro, para enfatizar a sinalização semafórica e garantir a segurança dos pedestres
Habilitações vencidas em 2020 terão um ano a mais de validade
Resolução do Contran entrou em vigor hoje
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook