Produtores do Lote 58 no distrito de Urucumacuã, em Pimenta Bueno, são beneficiados com georreferenciamento das propriedades
Trabalho realizado de forma gratuita, inclui levantamento de georreferenciado das propriedades, etapa essencial à emissão dos títulos e valorização fundiária da região
O produtor Julito dos Passos foi um dos primeiros a fazer o cadastro e receber a equipe técnica do georreferenciamento na propriedade
O governo de Rondônia intensifica os trabalhos de georreferenciamento para avançar na regularização fundiária rural e na titulação de lotes. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), teve início na segunda-feira (25), no Lote 58, que tem 2 mil hectares, e fica localizado no distrito de Urucumacuã, município de Pimenta Bueno, próximo à divisa com Vilhena. As atividades se estendem até sexta-feira (29).
Uma equipe está instalada na Escola Municipal Urucumacuã, atendendo os produtores rurais nos períodos da manhã e tarde para o cadastramento das propriedades. Após essa etapa, a equipe de georreferenciamento realiza medições diretamente nas áreas cadastradas. A meta é atender cerca de 60 famílias de pequenos produtores rurais, e oferecer segurança jurídica que possibilitará o acesso às políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância da ação como parte de uma estratégia estadual para impulsionar o desenvolvimento social e econômico em áreas rurais. “Estamos trabalhando para levar dignidade, segurança jurídica e acesso a oportunidades para os produtores. É uma ação transformadora que reafirma o empenho do governo com o cidadão.”
O georreferenciamento permite a medição precisa das propriedades, o que facilita a regularização da terra
Segundo o secretário da Sepat, David Inácio, o serviço de georreferenciamento é realizado por profissionais qualificados, seguindo rigorosamente as normas técnicas. “Garantimos precisão nos dados e agilidade no processo de regularização, refletindo o comprometimento do governo de Rondônia em promover o desenvolvimento sustentável no campo”, destacou.
VALORIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Entre os beneficiados está o produtor Julito dos Passos, que foi um dos primeiros a realizar o cadastro. Há mais de 20 anos com sua família na propriedade, ele acompanhou a equipe de georreferenciamento na medição técnica da propriedade. O produtor disse que finalmente terá o documento da terra.
No primeiro dia foram cadastrados 26 imóveis. O trabalho realizado de forma totalmente gratuita, inclui o levantamento de georreferenciado das propriedades, etapa essencial para a emissão dos títulos definitivos e valorização fundiária da região. Com a iniciativa, o governo de Rondônia reafirma o empenho em ampliar o programa de regularização fundiária em todo o estado, promove transformações sociais e impulsiona o desenvolvimento regional.
Serviços e especialidades médicas para tratamentos mais complexos são oferecidos na Policlínica Oswaldo Cruz
A Policlínica funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.862, Bairro Industrial, em Porto Velho
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Justiça Eleitoral e MP firmam acordo em prol da igualdade política e combate à violência de gênero
O acordo otimiza esforços, sem oneração aos cofres públicos, com vigência inicial de 12 meses, prorrogáveis
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook