Produtores ressaltam eficiência do sistema agroecológico; ciclo de palestras sobre o tema inicia nesta quarta-feira, 14
O evento será virtual e realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) com o apoio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e parceiros
Aves caipiras são criadas de maneira sustentável; produção de peixes é o próximo desafio do produtor Orlanis Chourio
O sistema agroecológico implantado pelo casal de produtores Orlanis Chourio e Flávia Costa Bandeira, que residem no setor Aeroporto, em Ji-Paraná, tem produzido alimentos orgânicos com eficiência utilizando técnicas do sistema que visam transformar a área improdutiva em um celeiro de alimentos. Há um ano e quatro meses o casal iniciou o projeto em uma área antes tomada por solo degradado e quiçaça. A chácara de meio hectare passou a render frutos num curto espaço de tempo.
“Desenvolvemos técnicas agroecológicas que tragam desenvolvimento econômico em ambiente saudável e sem qualquer contaminação química”, explica Flávia Bandeira, uma das palestrantes da 3ª Semana Estadual de Agroecologia, que será realizada nos dias 14, 16, 19 e 20. O evento será virtual e realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) com o apoio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e parceiros. Durante a semana, Flávia compartilhará experiências em agroecologia aplicadas na propriedade.
O cultivo de abacaxi, goiaba, maracujá, hortaliças e plantas medicinais estão entre as atividades na chácara agroecológica
Tudo é produzido de maneira sustentável, desde a preparação do solo ao plantio, cuidados e colheita. O desafio do produtor orgânico é conciliar a alta produtividade em um processo sustentável e natural. Os alimentos orgânicos são produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. A produção respeita o meio ambiente, a saúde do produtor e do consumidor e mantém a qualidade da comida.
“Viver de maneira sustentável é o nosso objetivo. Aqui comprovamos que é possível, até mesmo em uma área pequena, produzir o próprio alimento orgânico e comercializar o excedente”, afirma Orlanis Chourio, que dedica à produção de fruticultura, aves e suínos. A piscicultura e a apicultura são as próximas metas do casal.
O gerente regional da Emater em Ji-Paraná e engenheiro agrônomo, Antônio de Assis, também será um dos palestrantes no evento pela internet que inicia amanhã. As inscrições devem ser feitas no seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/y5ts8UBFLM6LT891A
“Em todas as edições da Rondônia Rural Show a Emater evidencia na vitrine tecnológica os mecanismos de funcionamento do sistema agroecológico. É um mercado ainda pouco explorado em Rondônia, mas em ascensão”, enfatiza o gerente regional.
Para demonstrar a funcionalidade na prática, o chefe do escritório local da Emater Gabriel Cordeiro, acompanhado da extensionista rural Renata Vilas Boas, promoveu uma excursão de produtores para conhecimento de outras atividades pontuais e que também podem ser aplicadas nas respectivas propriedades.
Juscenan de Carvalho e Sueli Milani Neves gostaram do que viram. “É inacreditável que seja possível produzir tanto em tão pouco espaço de terra”, admirou-se Sueli Neves. “Meu foco é a hidroponia, mas fiquei bastante impressionada com o potencial econômico da agroecologia”, disse Juscenan de Carvalho.
MPF consegue condenação de traficantes de drogas presos em flagrante
Homens transportavam mais de quatro quilos de pasta base de cocaína em Cabixi (RO)
Presidente da Comissão de Meio Ambiente critica Salles por promover 'desmonte'
Na resposta, Salles negou que esteja "desmontando" o MMA
Stone abre vagas de emprego em Rondônia
Fintech busca de talentos para integrar o time comercial nas cidades de Porto Velho e Ji-Paraná
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook