Produtores rurais são beneficiados com regularização de poços tubulares
A regularização visa sanar o déficit de água no município de Alvorada do Oeste. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento da Agricultura Familiar local
Regularização visa sanar o déficit de água no município de Alvorada do Oeste
Mais de 50 famílias do município de Alvorada do Oeste serão beneficiadas com a regularização de poços tubulares e outorga da água. A ação é realizada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceira da com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). A regularização visa sanar o déficit de água no município de Alvorada do Oeste.
De acordo com o geólogo da Seagri, Cleudson Eduardo de Sousa, várias propriedades da região foram notificadas pela Sedam, com poços tubulares irregulares sem o licenciamento, e a Seagri dará o suporte na parte técnica, para a regularização dos poços. Após o início das atividades técnicas, será possível dar andamento nos respectivos processos de licenciamento ambiental, dos produtores que compõem a Bacia do Ribeirão Cacau e que foram notificados na modalidade poço tubular previsto em lei.
Mais de 50 poços serão regularizados
“Antes de iniciar as atividades, visitamos as propriedades onde pudemos conhecer a realidade de cada produtor. A Seagri é responsável por realizar o levantamento dos dados que precisam e os testes nos poços, para depois requerer junto a Sedam, a licença de operação dos poços e a outorga da água. O objetivo é regularizar 50 poços de propriedades rurais”, explicou o geólogo.
Segundo o secretário da Seagri, a finalidade é fortalecer o desenvolvimento da Agricultura Familiar local. “O produtor deve cumprir todas as exigências solicitadas pela Sematur e Sedam. A Seagri contratou um geólogo que está realizando as análises para verificar as condições e licenciamento ambiental. É um projeto que estamos avançando e vai beneficiar muitas famílias do Estado”.
Para o produtor rural de Alvorada do Oeste, Isaias Costa, essa ação do Governo do Estado de regularização dos poços é muito importante para a manutenção da qualidade e quantidade de água. “Com a regularização e outorga do poço eu vou saber se eu terei água suficiente para meu consumo e se poderei usar para irrigar. Uma ação muito boa e tem ajudado, principalmente nós produtores que trabalhamos com a agricultura e pecuária. Vai ajudar a sanar a falta de água na região. Eu trabalho há 10 anos com agricultura e pecuária e agradeço o Governo por essa iniciativa e por se preocupar em ajudar todos nós”, finalizou.
Trabalhadores do Credisis aprovam proposta patronal do ACT 2021/2023
É importante destacar que a definição do Acordo Coletivo do Trabalho do ano passado aconteceu somente em janeiro de 2021, com um placar bastante apertado, com diferença de apenas seis votos
Os gays entrarão no céu
E se São Pedro não quiser ser taxado de homofóbico, eles entrarão no céu
Havan inaugura segunda megaloja em Porto Velho e quarta filial em Rondônia nesta quinta-feira, 08/07
A nova megaloja irá funcionar das 9 às 22h, todos os dias da semana
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook