Profissionais da Saúde são capacitados para atuarem nas Unidades de Terapia Intensiva em Rondônia
Trinta profissionais de saúde participaram do curso de atualização de medicina intensiva
Iniciativa do Governo de Rondônia visa atender hospital de Porto Velho, Cacoal, Buritis, Extrema e São Francisco
Trinta profissionais de saúde participaram do Curso de Atualização de Medicina Intensiva (CAMI), realizado no final de semana, em Porto Velho, com o objetivo de promover uma revisão atualizada dos principais temas de Medicina de forma condensada. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Centro de Educação na área de Saúde (Cetas).
A iniciativa do Governo de Rondônia visa atender os hospital de Porto Velho, Cacoal, Buritis, Extrema e São Francisco. O número de vagas foi distribuído pela direção e coordenação dos núcleos de educação permanente de cada hospital. Com a duração de dois dias, o curso, teve caráter teórico e busca utilizar a literatura científica para fornecer maior conhecimento aos profissionais envolvidos na terapia intensiva.
“A finalidade é sistematizar o atendimento prestado ao paciente internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), diminuindo taxas de morbidade, mortalidade, o número de sequelas temporárias e definitivas, sem contar com o benefício decorrente da diminuição do sofrimento do paciente e da sociedade, principalmente nesse momento de covid-19”, explica a enfermeira e pedagoga do Cetas, Marcela Milrea Araújo.
No primeiro dia de capacitação foi realizada aulas de reposição volêmica e drogas vasoativas; injúria renal aguda; avaliação da oxigenação tecidual; morte encefálica; monitorização hemodinâmica; tromboembolismo pulmonar; hemotransfusão; eletrólitos; acidose metabólica; e aulas sobre a covid-19.
Já no segundo dia foram realizados cursos de pneumonia; sepse; Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA); oligúria no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI); analgesia e sedação; alterações endocrinológicas e casos clínicos.
Lei que institui programa “Educação Antirracista” nas escolas do Estado é sancionada
O programa capacitará os estudantes com aulas, atividades em sala de aula, discussões, seminários e colóquios a fim de combater situações racistas
Vacina Pfizer é eficaz a longo prazo em adolescentes, diz estudo
Dados mostraram forte proteção a grupo de 12 a 15 anos de idade
Cabe mandado de segurança contra decisão que não analisa nulidade por falta de intimação de terceiro
Segundo o processo, o terceiro interessado é morador de um imóvel há mais de 30 anos e solicitou seu ingresso na ação de reintegração de posse movida por um banco contra os proprietários
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook