Programa Alfabetiza Porto Velho recebe apoio do Tribunal de Contas
Programa iniciou em abril deste ano e hoje atua com 1.062 professores
Alfabetiza Porto Velho é um projeto piloto idealizado pela Prefeitura
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), Paulo Curi Neto, esteve na sexta-feira (22) visitando a sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Porto Velho, juntamente com os assessores técnicos e consultores em educação que acompanham o Programa Alfabetiza Porto Velho, um projeto piloto idealizado pela Prefeitura de Porto Velho.
O presidente do TCE/RO reforçou a importância da educação inicial neste momento de pós-pandemia, em que os professores da rede municipal tiveram desafios atípicos para levar ensinamento às crianças dos primeiros anos escolares. “Esse fato de o Tribunal de Contas estar atuando de mãos dadas com a rede de ensino municipal é de suma importância ao avanço e alinhamento do ensino ainda na idade certa, pois estamos correndo um sério risco de uma geração inteira de estudantes se atrasarem em seu contato com a alfabetização; por isso, a nossa preocupação e incentivo na formação de gestores e professores para desenvolver esse programa”, destacou.
Programa atua com 1.062 professores na rede municipal
“Contratamos duas consultoras especialistas em educação infantil e fundamental, que já estão trabalhando com levantamentos de informações que nos levarão a um diagnóstico e planejamento para reverter essa atual situação nos ambientes escolares rurais e urbano. É papel do TCE/RO fiscalizar os investimentos e também apoiar, dando suporte para que se otimize esse trabalho”, ponderou Paulo Curi Neto.
Para a secretária da Semed, Gláucia Negreiros, esse é um momento histórico entre os poderes. “Essa parceria vai aperfeiçoar a forma de ensinar dos professores e dar um salto na alfabetização de nossos alunos da rede municipal de ensino. Fico muito grata e reitero isso congratulando o presidente Paulo Curi e também as consultoras Rita de Cássia Paulon e Sueli Amaral, por estarem empenhadas em aumentar a qualidade do nosso ensino nos primeiros anos de alfabetização”, ressaltou a secretária.
ALFABETIZA PORTO VELHO
O Programa Alfabetiza Porto Velho iniciou em abril deste ano e hoje atua com 1.062 professores na rede municipal que ensinam do 1° ao 3° ano, atingindo uma parcela significativa dos mais de 45 mil alunos do ensino infantil e fundamental nas escolas urbanas e rurais.
“A partir deste momento, vai ser criado um Núcleo de Excelência em Alfabetização dentro desse programa, onde será elaborado um caderno especial para o programa implementar a alfabetização na idade certa. A partir daí estaremos medindo com pesquisas e sondagens o avanço nos trabalhos”, finalizou Gláucia Negreiros.
Porto Velho amplia pontos de vacinação contra a covid-19
Ocorrências da variante delta e pessoas que não receberam nenhuma dose de imunizante justificam mutirão
Unidades Básicas de Saúde recebem ação noturna alusiva ao Outubro Rosa
Foram disponibilizados testes rápidos, solicitação para mamografia, exame preventivo, além de palestras e orientações
Gestantes são atendidas em mutirão de pré-natal odontológico
Ação é realizada pela equipe saúde bucal do DAB da Semusa
Comentários
Olá eu fiz o projeto e mi formei mas perdi o certificado como faço pra pedir a segunda via das minhas formações
Bom dia sou de boa vista Roraima fiz esse projeto do alfasol em 200/2001 e queria saber se ainda posso fazer novamente para continuar.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook