Projeto cria subsídio mensal para família de baixa renda comprar gás de cozinha
Projeto cria subsídio mensal para família de baixa renda comprar gás de cozinha
Zarattini: "Algo precisa ser feito urgentemente"
O Projeto de Lei 1374/21 cria o Desconto Gás, um subsídio mensal pago pelo governo e destinado às famílias de baixa renda para a compra de gás de cozinha (GLP). O texto tramita na Câmara dos Deputados.
Conforme a proposta, terão direito ao Desconto Gás as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que tenham entre seus integrantes pessoa que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O subsídio será concedido na forma de um crédito pecuniário, por meio de cartão eletrônico ou meio equivalente, destinado exclusivamente à aquisição de gás de cozinha de revendedores autorizados. O valor do crédito será atualizado anualmente pela inflação (IGP-M).
O projeto é do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e de outros integrantes da bancada do PT. O parlamentar afirma que o elevado preço do gás de cozinha dificulta seu consumo pelas famílias carentes.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do botijão ao consumidor, no Brasil, saiu de R$ 69,54, em maio de 2020, para R$ 93,48 no mês passado, aumento de 34%.
“Tamanha ascensão de preços tem afetado dramaticamente a população de baixa renda, que já vem sofrendo com o desemprego e a crise econômica por que passamos, situação agravada pela pandemia de Covid-19”, disse Zarattini.
Fontes
Para custear o Desconto Gás, o projeto propõe duas fontes de recursos: a parcela dos royalties e de participação especial decorrentes da exploração de petróleo e gás natural que cabe à União; e as receitas arrecadadas por intermédio da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e derivados (Cide-combustíveis).
Para tanto, a proposta altera a Lei do Petróleo, a Lei do Pré-Sal e a lei que instituiu a Cide-combustíveis (10.336/01).
Tramitação
O projeto tramita em regime de urgência e aguarda votação no Plenário da Câmara.
Entenda as diferenças entre coligações e federações e veja como funcionarão
Federações partidárias, criadas por lei publicada ontem (29), conviverão com as coligações nas eleições a partir de agora
Senado aprova projeto de nova lei de improbidade, que volta à Câmara
A matéria volta à Câmara dos Deputados para nova análise
Câmara Municipal de Rolim de Moura pelo falecimento do vereador Adriano Sacoman
“Dedé”, como era conhecido tinha apenas 36 anos, recebeu uma descarga elétrica na localidade de Santana do Guaporé, onde residia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook