Projeto da Prefeitura de Porto Velho leva ações educativas ambientais às escolas
Denominado Guardiões do Meio Ambiente, iniciativa alcançou mais de 6.500 estudantes ao longo do ano
Durante os passeios acontecem diversas atividades
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), leva ações focadas na educação ambiental nas escolas por meio do projeto “Guardiões do Meio Ambiente” direcionado para estudantes do ensino médio da rede pública.
De acordo com Joana Oliveira, da diretoria de Políticas Ambientais da Sema, a iniciativa visa despertar nos jovens a importância da preservação do meio ambiente e que se tornem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante as atividades empreendidas e das palestras ministradas. “São desenvolvidas essas atividades para que os alunos tenham consciência da importância do meio ambiente, do cuidado com a natureza”.
Segundo o secretário Richardson Cruz, as escolas procuram a secretaria no final ou início do ano letivo, com a intenção de participar do projeto. “Depois da adesão, as escolas e as turmas escolhidas recebem a visita da Sema, iniciando com o ciclo de palestras ministradas pela equipe da secretaria, que contempla fiscal, educadores ambientais que fazem toda essa dinâmica, incluindo o quiz. Vão ocorrendo atividades e pontuações nessas dinâmicas, e somente as turmas com melhores pontuações participam das visitas aos parques, e aí têm direito às oficinas”.
Dentro das atividades do projeto são ministradas palestras educativas de temas variados
Durante os passeios acontecem as oficinas de compostagem, de sabão, produção de mudas em casa e confecção de horta caseira. As turmas vão pontuando e a melhor, ao final, ganha o “Certificado Guardiões do Meio Ambiente”.
Dentro das atividades do projeto Guardiões do Meio Ambiente, da Gerência de Programa para o Desenvolvimento Sustentável, são ministradas palestras educativas de temas como separação de lixo, sustentabilidade, combate às queimadas, multas e infrações ambientais, reflorestamento, proibição de construção em área de preservação permanente, o que é uma área de preservação permanente. Então, são temas diversos.
Joana ressaltou que o “Guardiões do Meio Ambiente” foi lançado em março de 2023. “Já fizemos todo o ciclo de palestras e a partir da primeira semana de agosto, vamos iniciar as atividades de campo do Guardiões do Meio Ambiente na primeira semana de agosto”, finalizou.
Comunidade pode ajudar a evitar acidentes durante leitura do medidor de energia
Somente neste ano, registramos casos em que trabalhadores foram vítimas de ataques caninos
Buraco! O momento na economia é de muita reflexão
As políticas monetárias, geralmente mais restritivas, refletem uma tentativa de desaceleração da atividade econômica, contribuindo para um contexto de baixa atividade
Sol entre nuvens e pancadas de chuva marcam esta quarta (30) no Norte
Noroeste do Pará, oeste do Amapá e Roraima terão tempo firme
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook