Projeto da UNIR seleciona alunos bolsistas para capacitação

Foco é desenvolver aplicativos para dispositivo móveis, e alunos têm possibilidade de receber bolsas

Ascom/UNIR
Publicada em 14 de julho de 2022 às 15:49

Projeto Palomakoba, para capacitação e desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis, está selecionando alunos com conhecimentos em programação e mentalidade inovadora para participar da segunda turma de um curso voltado para a realidade do mercado de trabalho na área de tecnologia. “O projeto tem apoio de grandes empresas, a exemplo da Motorola, e vai reunir estudantes e profissionais a fim de capacitá-los para o desenvolvimento de produtos e trabalho com inovação”, explica a coordenadora do projeto, professora Carolina Yukari Veludo Watanabe, do Departamento de Ciência da Computação, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

A seleção de alunos acontece ao longo do mês de julho, e as inscrições devem ser feitas entre os dias 13 e 20 de julho de 2022, neste link, de acordo com as regras do edital, disponível no site do projeto: https://palomakoba.unir.br/noticia/exibir/22706. São 40 vagas no total, com reserva de vagas para o sistema de cotas, e haverá bolsa de R$ 900,00 mensais para até 15 alunos participantes do curso, que terá duração de sete meses.

Esta é a segunda turma do curso e a coordenadora reforça que a participação no projeto “é uma oportunidade importante e única, que oferece apoio financeiro, tecnologia e a estrutura necessária para uma formação completa, possibilitando uma transformação real na vida dos profissionais e alunos” e acrescenta que “além da capacitação ser em uma área que necessita de formação constante e altamente especializada, a parceria já firmada entre a UNIR e a Motorola prevê que, após a conclusão do curso, amplia-se a possibilidade de contratação, por empresas da área, dos alunos que se destacarem no processo”.

O início das aulas, que serão realizadas de quarta a sexta-feira, das 14h às 18,  está previsto para o dia 3 de agosto.

 

O projeto - O Palomakoba foi concebido a partir de uma parceria negociada e firmada com a multinacional Motorola ao longo de 2021. O projeto entre a universidade e a Motorola prevê ações conjuntas de fomento à formação de recursos humanos e de inovação em tecnologia, e foi possível através da participação da Fundape, do Estado do Acre, com a qual a UNIR mantém convênio.

Especificamente o Palomakoba consiste em capacitar alunos em desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis, com aulas teóricas e também com a implementação de diversos projetos práticos de desenvolvimento (hands-on). O objetivo é otimizar os conceitos adquiridos nas aulas para preencher os gaps na formação dos alunos e profissionais da área, ao mesmo tempo em que os capacita às necessidades atuais e futuras das empresas.

As atividades preveem a análise contínua de lacunas de conhecimentos técnicos necessários para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis (análise de gap), que terá como base as disciplinas dos cursos ofertados pela UNIR.

Para a participação no projeto está sendo realizada esta seleção para a formação da segunda turma com até 40 participantes, composta por alunos do ensino superior e profissionais do mercado nas áreas de computação, engenharias e áreas afins, que tenham competências para cursar com aproveitamento as disciplinas que serão ofertadas, bem como desenvolver soluções aos desafios práticos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Foro privilegiado, fábrica de corrupção

Foro privilegiado, fábrica de corrupção

Não é exagero afirmar que muitos dos políticos respondendo a processo ou sob investigação se empenham em conquistar um novo mandato justamente para manter ou garantir o foro privilegiado, apostando inclusive na prescrição para se manter impunes