Projeto desvincula licenciamento de veículo do pagamento do IPVA ou de multas
O texto considera o veículo licenciado estando quitados apenas os débitos relativos à taxa de licenciamento
Frota: taxa de licenciamento não tem o objetivo de promover receitas - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O Projeto de Lei 40/20 proíbe a subordinação do pagamento da taxa de licenciamento do veículo ao pagamento de qualquer outro tributo ou multa. O texto considera o veículo licenciado estando quitados apenas os débitos relativos à taxa de licenciamento.
Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) exige, para o licenciamento, a quitação de tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo.
A proposta, do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), tramita na Câmara dos Deputados. Ele aponta ilegalidade na vinculação existente hoje, o que contrariaria o Código Tributário Nacional.
O licenciamento veicular, diz o parlamentar, tem o objetivo de resguardar a segurança das vias públicas, o sossego público (ruídos) e a proteção ambiental (emissão de gases). “A taxa de licenciamento não é arrecadatória, mas de fiscalização. Como típica taxa cobrada pelo Estado, jamais pode assumir o objetivo de promover receitas”, defende Frota.
Ele acrescenta que a falta de licenciamento, em razão de um débito relativo ao IPVA, por exemplo, não poderia resultar no confisco do veículo.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
MDB rondoniense promove ciclo de seminários
Além das palestras, também serão apresentados nos eventos os novos filiados ao MDB rondoniense
Governo precisa ampliar plano de ação para prevenção e enfrentamento do coronavírus, alerta deputado
A prevenção pode contribuir para salvar vidas, além de representar um custo baixo aos cofres públicos
Com protestos contra redução de ICMS e reajuste a militares, Marcos Rocha começa a ficar emparedado
Resta agora saber como o governo vai resolver essa questão, porque a Polícia Civil também está na fila, querendo realinhamento. E o povo quer ICMS zero no combustível
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook