Projeto determina citação do devedor antes da penhora na execução fiscal Fonte: Agência Câmara de Notícias
A proposta está em análise na Câmara dos Deputados
Jonas Donizette, o autor da proposta
O Projeto de Lei 1840/24 determina que a penhora on-line de dinheiro depositado em banco para quitar débito inscrito em dívida ativa seja precedida de citação do devedor. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.
Atualmente, Código de Processo Civil dispensa o juiz de citar o devedor antes de realizar a penhora de valores depositados em bancos. Esta é feita por meio do BacenJud, um sistema que interliga a Justiça ao Banco Central e às instituições financeiras, via internet.
O autor do projeto, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), afirma que essa regra entra em conflito com a Lei de Execução Fiscal, que trata da cobrança judicial da dívida ativa da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Essa lei exige a citação prévia do devedor inscrito em dívida ativa antes da execução.
Para o deputado, a existência de dois comandos conflitantes traz insegurança jurídica para o processo de execução fiscal. “A falta de clareza ou consistência na interpretação da lei pelos tribunais gera decisões conflitantes em situações semelhantes. Essa incerteza gera controvérsias e litígios prolongados”, disse Donizette.
Próximos passos
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Estado vai melhorar saúde pública comprando um novo hospital em Porto Velho. Negociações estariam em andamento
E, quando isso for feito, certamente haverá um salto no aumento de leitos para atendimento aos rondonienses. É apenas questão de tempo
Laboratório Móvel reforça ensino de ciências e aprendizagem na escola Carmem Ione
Adquiridos pelo governo de Rondônia, os Laboratórios Didáticos Móveis são uma das ferramentas mais utilizadas no ensino de ciências das escolas da Rede Pública Estadual
Polícia Federal envia ao STF apuração preliminar sobre Silvio Almeida
Investigadores pedem que a Corte avalie a competência do caso
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook