Projeto Maria Urgente, do TJRO, que facilita acesso às medidas protetivas, é destaque no II Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 do Poder Judiciário
Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, o evento debateu a institucionalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito do Judiciário.
Apontado como boa prática, o projeto Maria Urgente, que possibilitou um acordo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça e a Polícia Militar de Rondônia, para fortalecer o acesso e cumprimento de medidas protetivas de urgência, foi apresentado no último dia 10 de agosto, no II Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 do Poder Judiciário. O encontro foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça para discutir a institucionalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Representantes da cúpula Ibero-Americana, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Ministério Público e Tribunal de Contas da União; conselheiros do Conselho Nacional de Justiça e outros convidados participaram do encontro que foi realizado de forma virtual.
Durante o evento, instituições públicas apresentaram ações que são desenvolvidas para atender os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas, no período até 2030, relacionadas à efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento, que incorporam e dão continuidade aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a partir de elementos construídos na Rio + 20.
O projeto Maria Urgente, de autoria do juiz Álvaro Kalix Ferro, foi a prática institucionalizada pelo TJRO para atender à Meta 9 do CNJ e à Agenda 2030.
Mostrado em vídeo institucional, o Projeto foi estruturado em um acordo de cooperação técnica com a PM, que na prática facilita o acesso para as mulheres vítimas de violência ao sistema de Justiça e proteção, por meio de atendimento da Polícia Militar, com a utilização do sistema tecnológico presente em todas as viaturas, incrementado com o Formulário Nacional de Risco e centralização no Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nupevid), da PMRO, que possuirá interoperabilidade com o Sistema PJe do TJRO, utilizado nos Juízos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
No vídeo, o autor e juiz auxiliar da presidência do TJRO, Álvaro Kalix Ferro, destaca que o projeto atende ao que está previsto em convenções internacionais que buscam garantir a igualdade de gênero e mecanismos eficazes para a não-violência contra as mulheres, alvo do Objetivo 5. Informa que o projeto atende, também, ao Objetivo 16 da Agenda, focado na promoção da Paz, Justiça e Instituições eficazes. “A violência contra a mulher ofende a sua liberdade, sua dignidade e seus direitos humanos. Enquanto houver essa violência, mais distantes da igualdade tão almejada nós estaremos”, diz. Para o magistrado, que é o coordenador do projeto, a apresentação do Maria Urgente em evento de âmbito internacional ajuda a dar visibilidade às ações que podem ser adotadas em tribunais de todo o país. Porém, esclarece: “Mais do que mostrar o que estamos fazendo para atender aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), é importante realçar que esse tipo de parceria entre as instituições torna mais eficiente e eficaz, na prática, a garantia desses direitos”, finalizou.
Clique aqui para acessar o vídeo sobre o projeto Maria Urgente
Clique aqui para acessar o webinário na íntegra
MP-RO participa, por meio virtual, do Encontro dos Procuradores-Gerais de Justiça dos MPs da Amazônia Legal
A assinatura do acordo ocorreu durante reunião do trabalho dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados da Amazônia Legal, no edifício-sede do Ministério Público do Pará, em Belém
Plano de Retomada ao Turismo é apresentado para empresários
O Plano de Retomada ao Turismo de Rondônia vem sendo divulgado pelo Governo do Estado em reuniões com representantes do setor
Detran Rondônia avalia planejamento de educação de trânsito no período da pandemia
Departamento destacou a importância de continuar trabalhando educação de trânsito nas mídias sociais, pois essas ferramentas de inteiração estão nas mãos de pessoas no dia-a-dia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook