Projeto obriga planos de saúde a cobrirem todos os testes para Covid-19
Hoje a ANS não obriga os planos a cobrir os exames sorológicos, também conhecidos como testes rápidos
Costa: quem tem plano de saúde não pode ficar à mercê de mudanças de decisões
O Projeto de Lei 3846/20 estabelece que os beneficiários de planos privados de assistência à saúde têm direito à cobertura obrigatória para exames de diagnóstico da Covid-19, inclusive os sorológicos.
Os testes sorológicos, também conhecidos como testes rápidos, feitos a partir da coleta de sangue, detectam anticorpos - ou seja, se a pessoa já teve contato com o vírus -, mas apenas cerca de dez dias após o contato. Já os testes moleculares (ou RT-PCR), feitos a partir da coleta de mucosa do nariz e da garganta, permitem a detecção do vírus já nos primeiros dias da doença.
Autor do projeto, o deputado Bosco Costa (PL-SE) afirma que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula o mercado de planos de saúde, não tem sido eficiente na inclusão de rol de procedimentos dos testes necessários para o diagnóstico e tratamento do novo coronavírus.
Gustavo Aleixo/Cruzeiro Esporte Clube
Os planos de saúde continuam cobrindo os testes tipo PCR
Briga judicial
No dia 17 de julho - mesmo dia em que o projeto foi apresentado à Câmara dos Deputados -, a ANS decidiu retirar do rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde os exames sorológicos.
Esses testes haviam sido incluídos anteriormente por determinação da Justiça Federal de Pernambuco. Porém, a agência recorreu da medida, e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região acatou o pedido, suspendendo a obrigação de planos de saúde pagarem pelos testes.
Falso-negativo
A ANS alega que estudos e análises de diversas sociedades médicas e de medicina diagnóstica mostram controvérsias técnicas em relação aos resultados desse tipo de exame e a possibilidade de alto percentual de falso-negativo.
Para o parlamentar, os mais de 40 milhões de brasileiros que são beneficiários de planos de saúde não devem ficar “à mercê” das mudanças nas decisões sobre os testes.
PEC que torna Fundeb permanente é aprovada em primeiro turno na Câmara
Deputados analisam destaques do texto
Recuperação da RO 387 que liga Espigão ao Pacarana tem início em Agosto, garante diretor DER ao deputado Anderson
Anúncio foi feito durante sessão ordinária na tarde desta terça-feira (21)
Governo propõe trocar PIS/Cofins por novo imposto de 12% sobre consumo
Proposta compõe primeira parte da reforma tributária
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook