Projeto para criação da Amacro, que contempla AC, AM e RO é apresentado na Expoacre

Juntos, os estados já solicitaram ao Ministério da Agricultura o apoio da unidade territorial da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Wesley Moraes /Agência Acre
Publicada em 29 de julho de 2019 às 09:18
Projeto para criação da Amacro, que contempla AC, AM e RO é apresentado na Expoacre

Major Rocha afirmou que Acre, Amazonas e Rondônia têm vocação natural para a produção agrícola Foto: Odair Leal/Secom

Os estados do Acre, Amazonas e Rondônia provaram ontem, 28, que a união é a melhor estratégia para alcançar o franco desenvolvimento econômico e social da Amazônia Ocidental. Por meio de um audacioso projeto, as três unidades federativas querem consolidar o criação de uma nova região próspera, sobretudo, por meio da produção agrícola.

Juntos, os estados já solicitaram ao Ministério da Agricultura o apoio da unidade territorial da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para delimitar e caracterizar a Zona Especial para o Desenvolvimento Agropecuário denominada Amacro, junção das siglas iniciais de Amazonas, Acre e Rondônia.

Entre as principais propostas apresentadas para a macrorregião que compreende o sul amazonense, leste acreano e noroeste rondoniense destacam-se a promoção do desenvolvimento agropecuário regional, foco nas inovações e cadeias produtivas, assim como maior atenção nas necessidades dos cenários evolutivos, estratégias interestaduais para fomentar, verticalizar e integrar a produção agropecuária para os mercados internos e externos.

De acordo com dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Acre possui 35,2 mil imóveis rurais distribuídos em 9,3 milhões de hectares, o que corresponde a 57% do território do estado.

Para o governador do estado em exercício, Major Rocha, os estados que compõem a Amacro têm vocação natural para o agronegócio. O gestor acredita ainda que o interesse mútuo do Acre, Amazonas e Rondônia é fundamental para o sucesso desta nova zona de desenvolvimento.

“O que vemos aqui é um espírito de integração entre os estados e muita vontade de crescer juntos na geração de renda e novos postos de trabalho. E este é o principal objetivo pelo qual estamos reunidos aqui na Expoacre. Para debater sobre este tema que é de total interesse dos três estados”, enfatizou Rocha.

Segundo o secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, a aposta na produção rural em seu estado tem sido um sucesso. Atualmente, Rondônia é líder na produção de café e soja no Norte do país e segue em expansão.

“Estamos e determinados a dar o devido apoio para este projeto que, com toda certeza, irá alavancar o setor produtivo do Norte do Brasil e estamos provando em Rondônia que este é o melhor caminho para o nosso desenvolvimento”, argumentou.

Evento que apresentou projeto para criação da Amacro faz parte da programação oficial da Expoacre 2019 Foto: Odair Leal/Secom

O evento faz parte da programação oficial da Expoacre 2019 e contou com a participação do secretário de Produção e Agronegócio do Acre, Paulo Wadt; do secretário de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano do Acre, Thiago Caetano; do secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia do Acre, Anderson Lima; dos senadores Marcio Bittar e Sérgio Petecão; do diretor financeiro do Sebrae/AC, do Franciney Santos; do secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani; do representante da secretaria de Agricultura do Amazonas, João Batista; do chefe da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda; e do ministro conselheiro da União Europeia, Carlos Oliveira.

Estrada do Pacífico, Reconstrução da BR-319 e ponte do Madeira colocam Amacro em posição estratégica

Grandes obras de infraestrutura estão previstas para os estados do Acre, Amazonas e Rondônia no que se refere ao desenvolvimento regional. Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a reconstrução da BR-319 entre Manaus e Porto Velho. A ligação rodoviária em definitivo potencializa as relações comerciais da capital amazonense com as demais regiões do país.

Chefe da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, apresentou projeto sobre criação e potencialidades da Amacro Foto: Odair Leal/Secom

Em fase final de construção, a ponte sobre o rio Madeira, em Rondônia, põe fim a dependência de balsas e coloca às instabilidades enfrentadas todos os anos, sobretudo, nos períodos de cheia e estiagem. Além disso, gera economia de tempo e dinheiro para caminhões e carretas que passam pelo local.

No Acre, o caminho para os portos do Pacífico já estão consolidados. Do lado peruano, a rodovia está pronta para encurtar em até 15 dias o trajeto até os países asiáticos, grandes potências mundiais como a China demonstram interesse na consolidação desta nova rota comercial colocando os estados da Amacro em posição estratégica.

“Não podemos mais perder esta oportunidade que surge não só para o Acre, mas também para Rondônia e Amazonas. Acredito muito que este é o momento para acabarmos com todos os entraves para que possamos ampliar nossas importações e exportações tanto com o Peru quanto com os países da Ásia”, enfatizou o senador Marcio Bittar.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Empresa de intercâmbio CI inicia operações em Rondônia

Empresa de intercâmbio CI inicia operações em Rondônia

Aprender um novo idioma, fazer um programa de estudo e trabalho, cursar uma jornada acadêmica de educação executiva, atuar como voluntário ou simplesmente viajar para outro país são algumas das opções de educação e turismo oferecidas pela empresa