Projeto permite a juiz declarar nulidade de cláusula abusiva sem necessidade de ação
A lei também permite ao consumidor entrar na Justiça para declarar a nulidade de cláusula que contrarie o código
Bibo Nunes: é preciso combater a desigualdade de forças entre fornecedor e consumidor - Luis Macedo/Câmara dos Deputados
O Projeto de Lei 192/20 permite ao juiz declarar de ofício a nulidade de cláusulas abusivas nos contratos firmados com o consumidor, inclusive nos bancários, independentemente de ação iniciada por consumidor. A proposta, do deputado Bibo Nunes (PSL-RS), tramita na Câmara dos Deputados.
O texto acrescenta a medida ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), que já considera nulas de pleno direito as cláusulas contratuais abusivas. A lei também permite ao consumidor entrar na Justiça para declarar a nulidade de cláusula que contrarie o código.
Bibo Nunes, no entanto, reclama que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 2009, estabeleceu que “nos contratos bancários, é vedado ao julgador conhecer, de ofício, da abusividade das cláusulas”. “Cremos que a exigência de iniciativa da parte para o conhecimento da nulidade fragiliza o instrumento de defesa do consumidor”, critica.
O entendimento do deputado é que o reconhecimento de ofício das nulidades impede que a desigualdade de forças entre fornecedores e consumidores resulte em decisões judiciais desfavoráveis ao consumidor. Com a proposta, Nunes espera acabar com reclamações não resolvidas, como cobranças indevidas pelas empresas de telefonia ou a recusa de atendimento em clínicas médicas.
O projeto é a reapresentação, do PL 1807/11, já arquivado.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
MP autoriza contratação de servidor aposentado para INSS
Texto também permite contratação temporária em casos de emergência
Jacaré gigante é capturado em fazenda próxima ao rio Guaporé
Empresário do turismo disse que abate da espécie tem sido freqüente em Cabixi
Curimbas nascem no Laboratório de Reprodução de Peixes da Hidrelétrica Santo Antônio
Por não ser um peixe carnívoro, ele se alimenta de matéria orgânica e micro-organismos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook