Projeto piloto para implantação de um sistema de informação de saúde pública é apresentado à vigilância sanitária de todo o Brasil
Agevisa realiza projeto piloto para implantação do Conjunto Mínimo de Dados da Atenção à Saúde e recebe convite da Anvisa para expor metodologia para técnicos de todo o Brasil
Agevisa expôs estratégia durante reunião virtual com as vigilâncias sanitárias de todo o Brasil
Técnicos da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) participaram de uma reunião virtual com técnicos das vigilâncias sanitárias de todo o Brasil, com intuito de expor as estratégias e resultados obtidos por meio de projeto piloto para implantação do sistema que gerencia o Conjunto Mínimo de Dados da Atenção à Saúde (CMD). Trata-se de uma estratégia assumida pelos gestores do sistema nacional de saúde das três esferas de gestão, para redução da fragmentação dos sistemas de informação que possuem dados de caráter clínico-administrativo da atenção à saúde.
O CMD é um sistema de informação importante para as vigilâncias sanitárias em todas as esferas de gestão. Potencializa a efetividade dos serviços prestados, contribui com o planejamento e ações a serem executadas e possibilita a mensuração do desempenho, impulsionando a progressão.
O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregorio de Lima explicou que, “por meio do sistema é feita a coleta de dados de todos os estabelecimentos de saúde do país, durante cada contato assistencial. Rondônia tem como meta a implantação do sistema nos 52 municípios, e já conseguiu realizar em 18 municípios. Como o trabalho foi realizado de forma rápida e exitosa, fomos convidados a compartilhar nossa experiência com os demais estados”.
De acordo com a gerente Técnica de Vigilância Sanitária da Agevisa, Maria Leiliane Brito, a implantação representa uma melhoria na coleta de dados, assim o Estado e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) podem planejar melhor as ações de Vigilância Sanitária, melhorando a qualidade da gestão e a tomada de decisão frente às situações sanitárias.
CONVITE DA ANVISA
Após a realização da 5º Encontro de Vigilância Sanitária do Estado de Rondônia, realizado em agosto deste ano, onde estiveram presentes palestrantes da Anvisa, a Agência estadual foi convidada a realizar um projeto piloto que se tornaria referência nacional na implantação do CMD em todo o Brasil.
A proposta foi pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em setembro, no município de São Francisco do Guaporé, e foi aprovado o repasse financeiro para promoção e adoção de instrumentos e procedimentos que ajudassem na melhoria da gestão, do planejamento e execução das ações no âmbito da vigilância sanitária.
A gerente técnica da Agevisa/RO, Maria Leiliane Brito e os técnicos Rose Britto e João Adauto, responsáveis pela coordenação da efetivação do Gerenciamento de Risco nos municípios, após a pactuação, coordenaram a efetivação e sensibilização dos gestores municipais. “O resultado é que o Estado se tornou referência na implantação do Conjunto Mínimo de Dados para os demais estados e municípios do pais”, finalizou Leiliane.
RECURSO FEDERAL
O recurso é oriundo da Anvisa, que encaminhou para os gestores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), um documento que trata das propostas de alocação e rateio dos repasses dos valores previstos no Piso Variável de Vigilância Sanitária (PV-Visa 2023). Na semana passada a equipe da Anvisa esteve em Rondônia para monitorar e acompanhar o andamento do projeto.
Governo de Rondônia divulga lista de alunos selecionados para cursos tecnológicos gratuitos
Alunos interessados em concorrerem ao processo seletivo para as vagas remanescentes podem se inscrever até 17 de novembro
Energisa está com vagas abertas para áreas da engenharia em Porto Velho
Os candidatos terão a oportunidade participar do processo seletivo de uma das melhores empresas para se trabalhar do país
Ginásio Cláudio Coutinho recebe competições de Handebol, Basquetebol e Futsal
Após 40 anos de criação dos Jogos Intermunicipais de Rondônia, Porto Velho será pela primeira vez sede do evento esportivo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook