Proposta exige divulgação de direitos dos advogados em repartições públicas
Um cartaz deverá informar sobre o crime de violação aos direitos ou prerrogativas dos advogados
Edna Henrique: "As prerrogativas não constituem privilégios profissionais, mas direitos para que o advogado exerça de forma plena a sua profissão"
O Projeto de Lei 1696/20 exige que as salas dos tribunais, os cartórios, as delegacias e outras repartições públicas onde os advogados atuam mantenham cartaz informando sobre o crime de violação aos direitos ou prerrogativas dos advogados. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
A proposta é da deputada Edna Henrique (PSDB-PB) e altera o Estatuto da Advocacia. A lei prevê detenção, de 3 meses a 1 ano, e multa, para quem desrespeitar os direitos básicos dos advogados no exercício profissional.
Esses direitos são a inviolabilidade do escritório e dos instrumentos de trabalho (como e-mails); a comunicação reservada com o cliente; a presença de representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quando preso em flagrante por motivo ligado ao exercício da profissão; e sala especial para prisão antes da sentença final (trânsito em julgado).
“As prerrogativas não constituem privilégios profissionais, mas direitos para que o advogado exerça de forma plena a sua profissão, atendendo com excelência o interesse de seu cliente”, diz Edna Henrique.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Bancada feminina e Comissão de Direitos Humanos notificam autoridades por caso Mari Ferrer
Deputados também apresentaram propostas para punir a falta de respeito à vítima de violência sexual
STM classifica como motim crime cometido por três controladores de voo em 2007
Os militares foram acusados e penalizados após envolvimento no caso que se tornou nacionalmente conhecido como “paralisação ou greve dos controladores de voo da FAB”
ViajaNet lança campanha de Black Friday com combo de dois destinos em apenas uma compra
A agência de turismo oferece descontos e promoções de Black Friday para destinos nacionais e internacionais com reservas para 2020 ou 2021
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook