Quem é o culpado pelo aumento do desmatamento da Amazônia em 2023?

A postura do governo anterior em relação às questões ambientais teria afugentado doadores de peso como Alemanha e Noruega

Valdemir Caldas
Publicada em 22 de abril de 2023 às 11:13
Quem é o culpado pelo aumento do desmatamento da Amazônia em 2023?

Dona Marina Silva assumiu o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em 4 de janeiro deste ano, prometendo tirar o Brasil do papel de “pária ambiental”. Quase quatro meses se passaram e dona Marina não conseguiu, até agora, ir além do discurso. Em março, acompanhada de um séquito, ela anunciou o restabelecimento do Fundo Amazônia, criado para financiar projetos socioambientais na região de mesmo nome, desativado no início do governo Jair Bolsonaro. A postura do governo anterior em relação às questões ambientais teria afugentado doadores de peso como Alemanha e Noruega.

O Brasil, como todo mundo sabe, é um país movido a galões de otimismo. A cada eleição, acorremos às seções eleitorais na esperança de que daquela caixinha eletrônica saia o nome de um salvador da pátria capaz de transformar o atraso em progresso, o choro em alegria e a miséria em abundância, mas logo somos acicatados pela rijeza da vida como se ela quisesse nos dizer que o Brasil é isso, nada mais que isso, nós é que somos otimistas em demasia.

Não foram poucos os que acreditaram, principalmente ambientalistas, que a troca de inquilino no palácio do Planalto derrubaria o elevado índice de desmatamento na Amazônia a patamares, digamos, aceitáveis, porém não é isso o que releva relatório divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Em vez de diminuir, o desmatamento aumentou 62% em comparação a fevereiro de 2022.

É comum, no Brasil, autoridades e dirigentes públicos procurarem bodes expiatórios para tentarem justificar sua incompetência ou má-fé diante de problemas crônicos contra os quais a sociedade se debate. Por isso, não se iluda, logo o culpado pelo aumento do desmatamento aparecerá. Se ele não for de carne e osso, vão dizer que a responsabilidade é do satélite que não estaria enviando informações corretas para alimentar a repimboca da parafuseta. Enquanto isso, a floresta continuará sendo derrubada até se tornar um deserto, como aconteceu com muitos dos primeiros mundistas que hoje se julgam no direito de cobrar de nós o que não fizeram em seus países. E agora, de quem a culpa pelo aumento da derrubada da floresta amazônica?

Comentários

  • 1
    image
    Tadeu Santos 23/04/2023

    É um absurdo esses eleitores do Bolsonaro , deve ser mais um fazendeiro ilegal ! De quem é a culpa? A culpa é de um desgoverno que nós últimos anos tratou a Amazônia como lixo ! Agora em 3 meses vocês querem que o Lula faça milagre? Em 3 meses conserte o que Bolsonaro fez em 4 anos de desconstrução ?! Bolsonaro deu a Amazônia para os bandidos , o crime organizado é dono da Amazônia , não será em 3 meses de governo que as coisas iram mudar . A culpa disso é dessa mídia nojenta como a desse jornal de quinta . Tenha paciência cidadão de Rondônia , o Desmatamento vai cair . Claro se depender de vocês aí bolsonaristas de RO não , pois o estado de RO está entregue ao crime , a prova é o GENOCIDA MILICIANO CORRUPTO VAGABUNDO BOLSONARO ter conseguido 70 por cento dos vatos aí !

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O DIA NA HISTÓRIA 21 DE ABRIL!

O DIA NA HISTÓRIA 21 DE ABRIL!

1976 – O agrônomo Roberto Uchoa critica a desatenção do governo com o abandono em que se encontra a sede do município de Santo Antônio do Madeira, o primeiro criado em Rondônia, extinto em 1945