Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º turno das eleições
A Justiça Eleitoral considera cada turno do pleito uma eleição independente para efeito de comparecimento à urna
A eleitora ou o eleitor apto que não votou no 1° turno das Eleições Municipais de 2024, ocorrido em 6 de outubro, deve e pode participar do 2º turno do pleito.
A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação uma eleição independente para efeito de comparecimento da eleitora ou do eleitor à urna eletrônica. Ou seja, a ausência de comparecimento ao 1º turno não impede a eleitora ou o eleitor apto de exercer o direito de voto em uma eventual segunda etapa de votação.
No dia 27 de outubro, data do 2° turno, eleitoras e eleitores de 51 municípios (sendo 15 capitais) voltam às urnas eletrônicas para escolher quem ocupará os cargos de prefeito e de vice-prefeito das localidades de 2025 a 2028.
O voto no Brasil
No Brasil, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas.
Quais são formas de justificar a ausência?
Quem não votou no 1º turno das Eleições Municipais de 2024 nem pôde justificar a ausência às urnas no dia da votação tem até o dia 5 de dezembro para apresentar a justificativa.
O procedimento pode ser feito pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível nos Portais da Justiça Eleitoral.
Com a solicitação, é necessário anexar, obrigatoriamente, documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto, tais como bilhetes de passagens, cartões de embarque, atestado médico, entre outros.
Se a eleitora ou o eleitor não tiver acesso às ferramentas de justificativa on-line, deverá comparecer a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor de seu estado para apresentar o requerimento de forma presencial, com os mesmos documentos mencionados acima.
Em entrevista ao Bom Dia RO, Mariana Carvalho destaca experiência para comandar a Prefeitura de Porto Velho
“A candidata a prefeita da capital pelo União Brasil já foi vereadora e deputada federal por dois mandatos consecutivos”
Ieda Chaves apresenta requerimentos para investigar a emissão de carteiras de identidade
Abrangência por regiões/faixas etárias e falhas na emissão do documento serão avaliadas
Falta de professores em Rio Pardo preocupa o deputado Jean Mendonça
Parlamentar encaminhou ofício questionando a Semed de Porto Velho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook