Pessoas idosas têm direito a 50% de desconto na renovação da Carteira Nacional de Habilitação em Rondônia
A partir de 2024, condutores com 60 anos ou mais têm direito a uma redução de 50% no valor da taxa de renovação da CNH
A condutora Loreci Paiva ficou surpresa com o valor da renovação da CNH para idoso
Motoristas idosos de Rondônia foram beneficiados pelo governo do estado, a partir de 2024, com a Lei nº 5.714 de 2023, que garante uma redução de 50% no valor da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores com 60 anos ou mais.
A medida, executada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), visa facilitar o acesso aos serviços para esse público. Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a redução da taxa é uma forma de garantir mais equidade social. “Até 8 de outubro, 12.460 idosos foram beneficiados com a nova lei.”
Renovação da CNH tem taxa reduzida para pessoa idosa
A funcionária pública Loreci Paiva, de 63 anos, ficou surpresa com o valor reduzido da taxa de renovação. “Me planejei financeiramente para renovar a CNH e fiquei feliz ao saber que a taxa estava bem mais barata, sobrando dinheiro para que eu possa investir em outra situação”, comemorou.
ENTENDA A REDUÇÃO
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a taxa para renovar a CNH é R$ 152,24 (cento e cinquenta e dois reais e vinte e quatro centavos) para a população em geral. No entanto, com a redução estabelecida pela Lei nº 5.714, as pessoas idosas pagam metade do valor, ou seja R$ 76,12 (setenta e seis reais e doze centavos).
Para ter acesso a taxa, a pessoa idosa deve iniciar o processo através do site do Detran-RO, onde é possível escolher a unidade para realizar a renovação e emitir o boleto. Após o pagamento, o usuário pode escolher qualquer posto da Autarquia para colher as digitais e realizar a fotografia. Além disso, o exame de aptidão física e mental deve ser realizado em clínica credenciada ao Departamento, com endereço indicado no boleto da taxa impressa.
A diretora Técnica de Habilitação, Aline Lima pontuou que, “antes de procurar a clínica, o condutor deve primeiro comparecer a uma unidade do Detran, deixando o exame para o fim do processo. Além da CNH física, o condutor também terá acesso ao documento no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), atualizado em seu celular”, salientou.
O diretor do Detran-RO alerta sobre a importância de estar atento aos prazos de renovação da CNH, que variam de acordo com a idade do condutor.
Governo de RO realiza Fórum Estadual de Mudanças Climáticas para fortalecer governança ambiental
O objetivo é criar um espaço de diálogo e articulação entre governos, sociedade civil, empresas e cientistas para discutir, planejar e implementar ações voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais em Porto Velho seguem até quinta-feira, 17
Estão abertas até quinta-feira (17), as inscrições de cursos profissionalizantes presenciais que serão ofertados pelo Idep em Porto Velho
Motociclista morre após grave acidente envolvendo três veículos no centro de porto velho
De acordo com informações apuradas, Fernando conduzia uma motocicleta Yamaha Crosser quando colidiu na traseira de um veículo modelo HB20
Comentários
Muito bom, todos sabemos os valores das aposentadorias no Brasil, logo, tudo que vir beneficiar esta classe de pessoas que tanto contribuíram com a sociedade será sempre bem vindo.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook