Randolfe pede que Guedes e Moro expliquem suposta investigação sobre jornalista
Caso os ministros não respondam aos pedidos em 30 dias, contados do recebimento da solicitação, incorrerão em crime de responsabilidade
O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou à Comissão Diretora nesta terça-feira (3) dois requerimentos de informações sobre suposta investigação do jornalista Glenn Greenwald pela Polícia Federal. Os pedidos são direcionados aos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Justiça, Sérgio Moro.
Randolfe explica que veículos de comunicação noticiaram recentemente que a Polícia Federal teria solicitado ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) um relatório das atividades financeiras de Greenwald. A PF é vinculada ao Ministério da Justiça, enquanto o Coaf é subordinado à pasta da Economia.
Os requerimentos devem ser lidos na hora do expediente e despachados à Mesa, para decisão, no prazo de 15 dias úteis. Caso os ministros não respondam aos pedidos em 30 dias, contados do recebimento da solicitação, incorrerão em crime de responsabilidade.
Glenn Greenwald é colunista do portal The Intercept, que desde o início de junho publica série de reportagens sobre diálogos em aplicativos virtuais atribuídas a Moro e a procuradores do Ministério Público. As conversas são do tempo em que o ministro ainda era juiz federal, e se referem à Operação Lava Jato.
Segundo a lei que estabeleceu o Coaf (9.613, de 1998), a atividade jornalística não está sujeita à supervisão do órgão.
— Se confirmado que tem algum inquérito aberto ou que houve algum pedido ao Coaf, nós estamos diante de uma grave ameaça à liberdade de imprensa no Brasil, e decorrerão ações nossas por conta disso — afirmou Randolfe.
Agência Senado
Presidente Laerte Gomes visita canteiro de obras do complexo Beira Rio Cultural em Ji-Paraná
Obra do Beira Rio Cultural é fruto de recurso destinado por meio de indicação do presidente Laerte Gomes
Após pedido de Anderson Pereira, DNIT finalizará obra de trecho da BR 425
Local precisa ser devidamente recuperado, construir galerias e pavimentação asfáltica
Coronel Chrisóstomo defende internacionalização do aeroporto de Porto Velho durante Audiência Pública
O turismo é uma estratégia eficaz para o desenvolvimento econômico da região, defendeu o deputado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook