Recicla Pay: veja materiais aceitos em Porto Velho
Garrafas plásticas, latinhas e outras embalagens podem ser trocadas por pontos convertidos em dinheiro via Pix
A máquina pode receber até seis tipos de embalagens recicláveis com pontuações específicas
Garrafas plásticas, latas de refrigerante e embalagens de leite, que muitas vezes são descartadas após o consumo, agora podem ter um novo destino em Porto Velho. Com o Recicla Pay, iniciativa implantada pela Prefeitura, os moradores podem depositar materiais recicláveis em máquinas de coleta e acumular créditos que podem ser convertidos em dinheiro.
Mas você sabe quais materiais são aceitos pelos equipamentos? A tecnologia recebe seis categorias de embalagens recicláveis, cada uma com uma pontuação específica, incentivando a população a adotar o hábito de separar corretamente os resíduos em casa.
Entre os materiais aceitos estão as garrafas PET, que rendem 10 Tricoins por unidade, e as latas de alumínio, que valem 15 Tricoins. As embalagens de aço também geram 10 Tricoins, enquanto as embalagens longa vida, utilizadas em produtos como leite e sucos, rendem 5 Tricoins por unidade.
Os recipientes de vidro também valem 5 Tricoins, enquanto as embalagens produzidas com plásticos dos tipos PP e PE, presentes em diversos produtos do cotidiano, garantem 10 Tricoins por unidade.
Para participar, é necessário baixar o aplicativo Ambipar Triciclo, realizar o cadastro e levar os materiais recicláveis até uma das máquinas disponíveis na capital. A cada embalagem aceita, os créditos são registrados na plataforma. Ao acumular 150 Tricoins, o usuário pode converter a pontuação em R$ 1,00, com recebimento via Pix.
A separação correta é fundamental para incentivar as práticas sustentáveis no município
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Borin, destaca que a separação correta dos materiais é fundamental para fortalecer a reciclagem e incentivar práticas mais sustentáveis no município.
“Muita coisa que descartamos diariamente pode ser reaproveitada. Queremos incentivar as famílias a olhar para esses materiais de outra maneira, separando as embalagens e dando a elas uma destinação adequada. Além de ajudar o meio ambiente, o cidadão ainda pode receber benefícios por essa atitude”.
Nesta primeira etapa, as máquinas do Recicla Pay estão instaladas em quatro pontos da capital: Mercado Central, Rodoviária Municipal, Praça CEU e sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
Para o prefeito Léo Moraes, a iniciativa representa uma alternativa prática para estimular a participação da população na preservação ambiental e incentivar a adoção de novos hábitos.
“Uma garrafa ou uma latinha pode parecer pouca coisa, mas, quando milhares de pessoas começam a reciclar, o resultado faz diferença para toda a cidade. O Recicla Pay é uma forma de incentivar essa mudança de hábito, valorizar os materiais recicláveis e contribuir para uma Porto Velho mais limpa”.
A implantação do Recicla Pay é resultado de uma parceria entre a Sema, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e a Agência Reguladora e de Desenvolvimento de Porto Velho (ARDPV). A iniciativa busca ampliar a participação dos moradores na coleta seletiva, estimular o reaproveitamento de materiais e contribuir para a destinação adequada dos resíduos recicláveis.
MPRO prorroga inscrições do Prêmio de Jornalismo até terça-feira
Prazo para publicação de matérias também foi estendido para 20 de outubro
MPRO capacita motoristas para atender mulheres vítimas de violência
Iniciativa orienta profissionais sobre sinais de violência, acolhimento sem julgamentos e encaminhamento a locais seguros; projeto prevê a participação de outras empresas do setor
MPRO articula ações para reduzir acidentes de trânsito em RO
Entre as ações previstas estão o reforço das atividades educativas, a ampliação das fiscalizações e o monitoramento de pontos com maior registro de acidentes




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook