Redes sociais do TSE realizam ação sobre desinformação no Dia da Internet Segura
Campanha contará com a participação de entidades parceiras e conscientizará usuários sobre as consequências da difusão de conteúdos falsos no período eleitoral
O 12º Dia da Internet Segura será comemorado na próxima terça-feira (11). Para marcar a data, as redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizarão uma ação coordenada com diversas entidades parceiras, visando a conscientizar os usuários sobre as consequências negativas da difusão de desinformação no período eleitoral. Desde 2017, as redes do Tribunal participam do Dia da Internet Segura.
Com a proximidade das Eleições Municipais de 2020, que acontecerão em outubro, durante toda a próxima terça, os perfis do TSE no Facebook, no Twitter e no Instagram publicarão conjuntos de cards com os personagens da Turma da Democracia e ilustrações do artista brasiliense Toninho Eusébio. Em linguagem direta e lúdica, os posts esclarecerão diversos mitos disseminados sobre a Justiça Eleitoral e as eleições, como sobre a segurança da urna eletrônica, o horário de votação, o voto nulo e a apuração e totalização dos votos, entre outros.
O Dia da Internet Segura é promovido em mais de 130 países pela SaferNet, entidade que atua na promoção de um ambiente digital mais seguro e responsável e é uma das parceiras do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020 do TSE. No dia 11 de fevereiro, personalidades e várias instituições públicas e privadas realizarão ações presenciais ou on-line para promover debates e reflexões em torno dos diversos desafios enfrentados atualmente na internet, como a desinformação, o bullying, a extorsão e os crimes virtuais.
Só no Brasil, a 12ª edição do Dia da Internet Segura realizará mais de 50 atividades em diversas cidades. As ações do evento (no inglês, Safe Internet Day) serão sinalizadas com a hashtag #SID2020.
Evento
A SaferNet Brasil e o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) realizarão um evento para celebrar o 12º Dia da Internet Segura no dia 11 de fevereiro, em São Paulo. Na ocasião, especialistas brasileiros e estrangeiros se reunirão para discutir temas relevantes para a segurança digital, como privacidade, criptografia, bem-estar e combate à desinformação on-line. Também serão discutidas iniciativas de educação para o uso ético, seguro e responsável da internet. O evento será transmitido ao vivo para todo o país e será aberto à imprensa.
O juiz auxiliar da Presidência do TSE e coordenador do grupo gestor do Programa de Enfrentamento à Desinformação, Ricardo Fioreze, participará da mesa “Liberdade de expressão e desinformação no contexto das Eleições 2020”. Na oportunidade, ele abordará o plano de enfrentamento da desinformação e as campanhas educativas do TSE com vistas ao pleito deste ano.
O magistrado ressalta a importância do evento na promoção do tema "internet segura", com todas as variações que apresenta. “Uma delas é o fenômeno da desinformação, que é propagado por meio da internet. A participação do TSE num evento dessa natureza, e com esse propósito, passa a ser importante na medida em que temos a oportunidade de divulgar o Programa de Enfrentamento à Desinformação, dando-lhe também maior visibilidade e provocando uma reflexão sobre o assunto nos diversos setores e atores da sociedade”, afirma Ricardo Fioreze.
O Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020 conta, atualmente, com 48 parceiros, entre entidades públicas e privadas, partidos políticos e grandes plataformas de internet, havendo a possibilidade de novas adesões.
Magistrados e Servidores escolhem representantes para Comitê no TJRO
Órgão é responsável pela gestão regional da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição
UHE Jirau conquista recorde de geração de energia em Janeiro
O Presidente da UHE Jirau, Edson Silva, explica que diversos fatores influenciaram no recorde de produção de energia
Software que otimiza contratações será implantado no TJRO
Desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado, o Sistema de Acompanhamento de Licitações e Contratos (Aplic) tem por fim garantir a otimização nos processos de aquisição de bens e serviços
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook