Redução de 30% do desmatamento em Rondônia é a meta da 'Operação Guardiões do Bioma Desmatamento'

A Operação será desenvolvida em todos os Estados da Amazônia Legal, onde será emitido alertas semanais de desmatamentos na região, por meio da Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam)

Polícia Militar de Rondônia
Publicada em 07 de junho de 2022 às 14:59
Redução de 30% do desmatamento em Rondônia é a meta da 'Operação Guardiões do Bioma Desmatamento'

Na tarde de ontem, 06 de junho, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), foi deflagrado o primeiro ciclo da Operação Guardiões do Bioma Desmatamento, que visa coibir o desmatamento no bioma amazônico. Idealizado pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Justiça e Segurança Pública, o Governo Federal custeará a Operação Policial com diárias para o efetivo empregado, e a PMRO disponibilizará o efetivo que executará a Operação, por meio de policiais militares lotados no Batalhão de Polícia Ambiental e Comandos Regionais de Policiamentos I, II, III e IV. A Operação será desenvolvida em todos os Estados da Amazônia Legal, onde será emitido alertas semanais de desmatamentos na região, por meio da Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), que serão enviados para as equipes policiais militares que estivem em campo.

Mais adiantado

O Estado de Rondônia é o mais adiantado no planejamento e execução da Operação. Os resultados serão repassados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, afim de quantificar os trabalhos preventivos e repressivos da Operação. Após 1 ano de Operação, a meta é reduzir ao menos 30% do desmatamento no Estado de Rondônia.

WhatsApp Image 2022 06 06 at 18.39.25 3

"O objetivo da operação visa frear o avanço do desmatamento no Estado de Rondônia, afetando consequentemente a redução dos índice de queimadas no Estado. No entanto, não significa dizer que outros ilícitos ambientais não sejam alvos de fiscalização, considerando que os flagrantes delitos serão devidamente autuados, bem como a realização de apreensões e registro policial" disse o comandante do BPA, major PM Adenilson Silva.

Para o comandante-geral da PMRO, coronel PM James Padilha, a corporação está em condições para continuar preservando a fauna e flora do Estado de Rondônia: "o meio ambiente é um tema que palpita toda a importância e toda atenção não apenas no Estado, em nosso País, mas em todo o mundo. Volta e meia se tem Países reunidos para discutirem o contexto do meio ambiente e isso respinga também aqui na nossa atividade. Logo, o trabalho do BPA no combate aos crimes ambientais e de outras atividades ilícitas que refletem no meio ambiente é preponderante, não apenas para a preservação da ordem pública, mas para que possamos preservar as riquezas de nosso meio ambiente. Daí a importância do BPA em sua atuação representando a PMRO nesse seguimento especializado, em parcerias com os demais órgãos públicos em seus diversos níveis de competência. Nos sentimos extremamante imbuídos para darmos nossa parcela de contribuição para que tudo ocorra conforme o planejado, preservando assim nossas riquezas naturais e o meio ambiente como um todo. finaliza o comandante-geral.

Compromisso mundial

Após a participação do País na Conferência Mundial sobre o Clima, ocorrida em novembro de 2021 em Glasgow, Escócia, o Brasil assumiu alguns compromissos perante a Conferência, entre eles, a realização de Operações Policiais no bioma Amazônico, visando o combate do desmatamento, para a preservação do meio ambiente.

Acesse mais registros em nossa galeria de fotos: https://pm.ro.gov.br/index.php/institucional/galerias/11313-inicio-da-operacao-guardioes-do-bioma-desmatamento-06-de-junho-de-2022.html

Imagens: major PM Miranda e major PM Adenilson

Fonte: Diretoria de Comunicação Social

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook