Relatório das receitas e despesas do governo é preocupante, diz Gurgacz

De acordo com o senador, o relatório apresentado destaca que a aprovação de créditos extraordinários e a queda de receita por conta da pandemia da covid-19 poderão elevar ainda mais o deficit primário de 2020

Fonte: Agência Senado
Publicada em 13 de agosto de 2020 às 18:04
Relatório das receitas e despesas do governo é preocupante, diz Gurgacz

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (13), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) disse que o relatório bimestral de avaliação das receitas e despesas primárias enviado ao Congresso Nacional pelo Ministério da Economia, no dia 22 julho, traz algumas informações que são motivo de preocupação, tanto para o governo federal, quanto para os parlamentares.

De acordo com o senador, o relatório apresentado destaca que a aprovação de créditos extraordinários e a queda de receita por conta da pandemia da covid-19 poderão elevar ainda mais o deficit primário de 2020, que poderá chegar a R$ 787 bilhões neste ano, fazendo o Estado brasileiro gastar mais do que arrecada. Prática de governos que, na sua opinião, já é crônica e de décadas.

— O aumento do deficit primário é visto com preocupação pelo governo, mas, na minha opinião, considerando a pandemia e a crise econômica, é melhor ter um deficit primário alto e proteger as pessoas e a economia do que priorizar apenas o pagamento da dívida pública. Ou seja, pagar juros aos bancos, como tem sido a prioridade do governo — afirmou.

Ao avaliar a situação provocada pela crise sanitária do ponto de vista das finanças, Gurgacz ressaltou que a recessão que afeta todos os brasileiros está apenas no início e a tendência é de se agravar ainda mais nos próximos meses, devido a previsões já apontadas pelo Ministério da Economia e pelo mercado financeiro.

— Defendo, por isso, a prorrogação do auxílio emergencial de R$ 600 até o final deste ano e sua transformação num programa permanente de renda mínima. Num programa de Estado, e não num programa de governo. Repito, isso pode até representar um aumento nas despesas do governo e no deficit primário. Mas entendo que, dessa forma, o governo pode evitar uma redução na arrecadação, além de aquecer o comércio e toda a nossa economia. Considero razoável o aumento do deficit primário em ano de pandemia, quando precisamos salvar vidas, socorrer as pessoas e as empresas que as empregam — declarou.

Comentários

  • 1
    image
    Claudenis 14/08/2020

    Pode até ser verdade, mas esse sempre quis ser governador kkk. Acho que ele não tem moral pois foi até preso kkk.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook