Remuneração proposta no edital da prefeitura de Guajará-Mirim
O valor proposto está muito abaixo do que dispõe a lei nº 14.434, que trata do piso salarial nacional da Enfermagem
O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) repudia veementemente a desvalorização profissional que a prefeitura do município de Guajará-Mirim propõe em seu processo seletivo nº 001/COMAD/2022, com oferta de remuneração baixa, destinados aos enfermeiros e técnicos de enfermagem, sendo inadmissível o valor fixado para remunerar profissionais tão essenciais para a sociedade, e que desempenham funções tão complexas.
O Coren-RO recebeu o oficio nº 00239/2022 da 3ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Rondônia, solicitando informações referente ao piso salarial estadual da profissão de enfermagem. Em resposta, o Coren-RO declara que o valor proposto está muito abaixo do que dispõe a lei nº 14.434, que trata do piso salarial nacional da Enfermagem. De acordo com a lei, a remuneração mínima de enfermeiros deverá ser fixada em R$ 4.750,00, 70% deste valor para técnicos e 50%, para auxiliares e parteiras.
As remunerações vexatórias propostas demonstram por parte do município, o total desrespeito à profissão. Além disso, a enfermagem vem sendo força fundamental no combate e controle da pandemia da Covid-19, um dos maiores problemas de saúde enfrentados nos últimos tempos em todo o mundo.
A enfermagem é uma profissão essencial à saúde brasileira e seu exercício profissional possui grande impacto na qualidade e na segurança da assistência prestada ao cidadão, contribuindo significativamente para a sustentação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Comissão do XX Concurso para Juiz Substituto do TJRO divulga classificação final
Edital de Resultado da Análise de Recursos e do Quadro Classificatório dos (as) candidatos
Adequação salarial dos servidores efetivos é aprovada em 1º turno
Nova votação será realizada na próxima terça, em sessão da CMJP
Cras Jardim dos Migrantes finaliza etapa de oficinas de artesanato
Primeira etapa das atividades ocorre pelo Projeto Troca de Saberes
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook