Resultados positivos na saúde de Porto Velho são apresentados em congresso nacional
Trabalhos desenvolvidos na atenção básica e vigilância em saúde concorrem a prêmio na “Mostra Brasil, aqui tem SUS”
Ethianne Channan é médica da atenção básica e também coordenadora municipal da sífilis.
Dois projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) foram apresentados ontem (16), em Goiânia, no primeiro dia da 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS. As experiências exitosas de Porto Velho apontam os resultados positivos de trabalhos desenvolvidos por profissionais que atuam na atenção básica e na vigilância em saúde.
“Planifica SUS: avanços e desafios na implantação dos micro e macroprocessos na USF Ronaldo Aragão”, de autoria da enfermeira Geortania Araújo, foi o primeiro trabalho apresentado e revelou que a implantação da planificação na unidade possibilitou a organização da rede de atenção à saúde com o olhar para a necessidade do usuário. Outra resposta positiva foi a integração entre os serviços de atenção primária à saúde com a atenção ambulatorial especializada.
Este é o segundo ano consecutivo que Geortania Araújo tem um trabalho selecionado para a Mostra Brasil, aqui tem SUS. A enfermeira, que tem 13 anos de atuação no município, declara que o reconhecimento vem acompanhado de motivação para que novos projetos sejam desenvolvidos e executados.
“Na mostra, temos a oportunidade de assistir experiências bem-sucedidas executadas em outros estados e essa troca de saberes é muito rica, pois absorvemos conhecimentos e práticas que podemos trazer para nossa realidade. Isso ajuda a melhorar nosso trabalho”, aponta Geortania.
Este é o segundo ano consecutivo que a enfermeira Geortania Araújo tem um trabalho selecionado
A segunda apresentação foi “Qualificação de Dados Sobre Sífilis Congênita no Município de Porto Velho nos anos de 2020 a 2022”, de autoria da médica Ethianne Channan. O estudo mostrou que ao qualificar e melhorar o banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), houve uma diminuição considerável de casos que haviam sido notificados de forma inadequada.
Ethianne Channan é médica da atenção básica e também coordenadora municipal da sífilis. Participando pela primeira vez da mostra, ela se diz muito satisfeita com o retorno que recebeu da comissão julgadora. “Com os comentários da banca pude perceber que o problema que enfrentamos em Porto Velho é uma realidade nacional e que estamos no caminho certo. Para mim é motivo de felicidade receber as falas de reconhecimento desse trabalho”.
RECONHECIMENTO
Presente nas apresentações, a secretária da Semusa, Eliana Pasini, se diz muito satisfeita com o desempenho de Porto Velho, que teve trabalhos selecionados para a mostra nas últimas três edições do evento. “Mostrar Porto Velho para outros municípios, ser referência na implantação de modelos é muito importante para nós. Por isso, estamos sempre apoiando iniciativas que buscam a melhoria da qualidade dos serviços, sejam eles voltados para o usuário quanto para o trabalhador”, finaliza Pasini.
PREMIAÇÃO
A 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS é parte da programação do XXXVII Congresso Nacional de Secretaria Municipais de Saúde que acontece em Goiânia até o próximo dia 19. As experiências exitosas de Porto Velho estão entre as 535 desenvolvidas pelo país, sendo que 73 serão premiadas em cerimônia que acontece nesta terça-feira (18).
IMUNIZASUS
Nesta segunda-feira (17), Porto Velho será representado na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, que apresenta as estratégias municipais de fortalecimento das ações de imunização nos territórios. A coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, vai apresentar como é executado o trabalho de vacinação itinerante em busca de ampliar a cobertura vacinal no município.
Controladoria Geral do Estado promove apresentação sobre o Plano de Integridade aos servidores do Iperon
CGE promove sensibilização sobre Plano de Integridade no Iperon, a fim de fortalecer a ética e prevenir a corrupção
Investimento de longo prazo requer disciplina
Brasileiros têm investido mais em produtos que possibilitam criar reserva financeira para o futuro
Santander oferece 75 mil bolsas de desenvolvimento de software
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 31 de julho, neste link
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook