Retrospectiva 2022: TSE inaugura série de matérias sobre as principais ações do ano
Iniciativas diversas em prol da democracia e da participação cidadã no processo eleitoral, além da coordenação das Eleições Gerais, foram alguns dos destaques
No ano de 2022, quando a Justiça Eleitoral (JE) brasileira completou 90 anos de existência, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) demonstrou mais uma vez seu papel na preservação do Estado Democrático de Direito e do fortalecimento do processo eleitoral. Na coordenação de um dos mais complexos pleitos eleitorais, a Corte enfrentou o discurso de ódio e práticas criminosas de propagação de desinformação, proferindo decisões importantes e firmando novas jurisprudências.
Com o intuito de recordar os principais pontos de atuação do TSE em 2022, a partir desta segunda-feira (26), o Portal do TSE começa a veicular uma série de reportagens sobre as ações desenvolvidas pelo Tribunal da Democracia, elaborada pela Coordenadoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação e Multimídia da Corte. Confira!
Eleições 2022
O resumo de como foi o pleito eleitoral deste ano é um dos destaques da série de retrospectiva. A escolha dos novos representantes do Executivo e do Legislativo do país foi reafirmada por meio da decisão popular, manifestada pelo voto, protegido pela Constituição Federal.
O processo eleitoral teve o respaldo de Missões de Observação, nacionais e internacionais, com o ateste de entidades que confirmaram a lisura do sistema eletrônico de votação.
O papel importante da Justiça Eleitoral no enfrentamento da desinformação bem como a criação de programas e mecanismos de resposta contra as fake news foram reconhecidos por diversas instituições. Como resultado, o TSE foi premiado nacionalmente e internacionalmente.
90 anos da JE
Em 24 de fevereiro deste ano, foram celebrados os 90 anos de história da JE, mesmo dia em que o Código Eleitoral de 1932 passou a assegurar o voto feminino. O TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) realizaram diversas ações, campanhas e eventos em comemoração à data. As atividades, destacadas em reportagem da série, tiveram como objetivo reafirmar o compromisso com a democracia, com a transparência e com a legitimidade das eleições.
Julgamentos e jurisprudências
A Corte Eleitoral realizou durante todo o ano vários julgamentos que consolidaram jurisprudências sobre questões ligadas a registros de candidaturas, inelegibilidade, partidos, condutas de candidatas e candidatos no pleito, entre outros temas do universo eleitoral. Todas as decisões aprimoradas e ressaltadas na matéria da série visaram contribuir para garantir que o pleito ocorresse em um clima de normalidade e segurança.
Ações de diversidade e inclusão
Em 2022, o TSE intensificou ações para tornar o sistema eleitoral mais democrático, ampliando a participação de diversos grupos, incluindo cada vez mais pessoas no processo eleitoral e aumentando a diversidade do eleitorado e das candidaturas. Diversas foram as iniciativas da JE nesse sentido.
A matéria especial ressalta a criação do Núcleo de Inclusão e Diversidade, campanhas voltadas à participação feminina e da população LGBTQIA+ na política. Além disso, a reportagem dá destaque à implementação das Comissões de Igualdade Social e Participação Indígena no Processo Eleitoral, entre outras ações.
As matérias serão veiculadas até sexta-feira (30), no Portal do TSE.
Eleitores têm até 9 de janeiro para justificar ausência no 2º turno das Eleições 2022
Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição específica. Por isso, cada falta precisa ser justificada
Veículos da EBC farão ampla cobertura da posse presidencial
Lula irá ao Congresso para a posse oficial no plenário da Câmara
Congresso promulga reajustes para parlamentar, ministro e presidente
Texto que fixa salários foi publicado hoje no Diário Oficial
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook