Rir pode transformar a sua saúde; saiba como!
Especialistas do CEJAM explicam como o ato pode colaborar com o bem-estar, reduzir o estresse, fortalecer conexões sociais e melhorar quadros cardiovasculares
Já parou para pensar no poder que o seu riso tem? Sem dúvidas, essa ação tão espontânea pode ter um impacto profundamente positivo em sua vida e na vida daqueles ao seu redor. Mas, em termos de saúde, será que rir pode realmente ser o melhor remédio?
Conforme Ana Paula Ribeiro Hirakawa, psicóloga do Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV M’Boi Mirim, gerenciado pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, a ação tem um efeito e tanto.
“O riso tem benefícios reais para a saúde e podemos perceber isso em nós mesmos, se analisarmos bem. Por exemplo, quando estamos rindo, seja assistindo um mero filme ou partilhando um momento com alguém especial, é possível notar que, em seguida, experienciamos uma sensação de bem-estar e, sem dúvida alguma, essa pode ser considerada uma maneira de promovermos a ruptura de tensão emocional no nosso dia a dia”, explica.
Isso acontece porque o simples ato de rir desencadeia a liberação de endorfina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar e alegria. E essas sensações, por sua vez, são tão potentes que podem diminuir as chances do aparecimento de doenças mentais, como depressão e ansiedade no organismo.
“O nosso riso ainda consegue diminuir a produção de cortisol, o hormônio do estresse, e estimular a liberação de dopamina, promovendo também sensação de relaxamento e contentamento”, complementa a psicóloga.
E não para por aí. Ele ainda pode ajudar na autoestima, promovendo uma sensação de pertencimento e acessibilidade social. “Quando rimos com outras pessoas, fortalecemos as nossas conexões sociais, o que pode melhorar a nossa autoimagem e a sensação de valor pessoal”, explica a especialista.
Além disso, o riso é uma ótima maneira de construir relações de confiança. O ato de rir com outras pessoas ajuda na comunicação e cria um senso de proximidade emocional, o que, convenhamos, é essencial para a formação de laços sólidos.
E o coração da pessoa que tem o hábito de rir também sente os efeitos. “O riso beneficia o coração ao liberar endorfinas, que reduzem a inflamação e promovem o relaxamento do órgão e dos vasos sanguíneos. Assim, além de melhorar o bombeamento, também ajuda na expansão das artérias”, compartilha André Gabriel Correa Neto, cardiologista do AME Itu, administrado também pelo CEJAM em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Com a redução dos níveis de hormônios do estresse, ele também beneficia o sistema cardiovascular e ajuda a melhorar questões como o colesterol e outros quadros relacionados.
“Alguns estudos nesse sentido foram realizados para compreender a relação do riso com o potencial risco de eventos cardíacos ou derrames. A partir dessas pesquisas, percebeu-se que houve uma redução significativa desses casos. Em outras palavras, o riso demonstra sua eficácia na melhora da qualidade de vida e, principalmente, na redução dos riscos cardiovasculares dos pacientes", finaliza o médico.
Sobre o CEJAM
O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Peruíbe e Itapevi.
Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.
Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no site da instituição: cejam.org.br/noticias.
Atletas da escola de karatê Champions Club conquistam medalha nos Jogos Escolares Brasileiros
A conquista da medalha de bronze na série ouro é um feito notável para Marya Rita e uma prova de seu comprometimento e habilidades no karatê
Incra fiscaliza parcerias de regularização fundiária com prefeituras de Rondônia
A partir de segunda-feira, servidores do Incra/RO estarão em cinco municípios para acompanhar e fiscalizar as atividades da parceria
Enem 2023: como a alimentação pode ajudar na hora da prova
Nutricionista do CEUB contraindica alimentos que podem gerar picos de energia, mas resultam em fadiga e falta de concentração
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook