Rondônia em 5º e 2º lugares na Semana Internacional do Café (SIC 2019)
Encontros produtivos para o mercado do café durante o evento
O resultado da seleção dos melhores produtores de café do Brasil, na sexta-feira (22), apresentou em quinto lugar na SIC 2019 o produtor Wilson Suruí de Cacoal e em segundo lugar o jovem cafeicultor Dione Bento de uma família tradicionalmente campeã do plantio de Café Canephora em Cacoal.
Rondônia esteve bem representada no evento com técnicos das instituições ligadas à produção do café e a torcida pela classificação dos nossos cafeicultores foi comandada pelo diretor superintendente Daniel Pereira e pelo secretário de agricultura Evandro Padovani. O mais interessante é que os demais participantes tentavam imitar a vibração dos rondonienses sempre após as manifestações. Até que a torcida cantou o hino Céus de Rondônia, quando acabaram de cantar nenhum outro estado cantou o seu hino, porque raramente alguém sabe o hino de seus estados, é claro que os rondonienses conhecem, sabem e cantaram nosso hino.
O produtor Wilson Suruí foi muito procurado após a proclamação do resultado, a mídia estava interessada em saber sobre a cultura do povo Suruí e todos demonstraram surpresa ao entrevistar o cafeicultor que demonstrou conhecimento no plantio com tecnologias e inovações diferenciadas como o terreiro suspenso.
Antes da proclamação dos vencedores, os produtores de café de Rondônia permaneceram em suas atividades de capacitação nas oficinas, palestras e atividades da Semana SIC 2019 e a equipe de colaboradores do Sebrae em Rondônia permaneceu atuante no suporte das diferentes atividades no estande "CAFÉS DE RONDÔNIA", um dos mais visitados durante a semana.
Enquanto aguardavam o resultado das avaliações na expectativa em conhecer os melhores cafés, os participantes parceiros e protagonistas do projeto Cafeicultura do Sebrae realizaram reuniões técnicas com o objetivo de aproximar oportunidades para os produtores.
Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia trabalhou nas interfaces entre produtores e potenciais compradores, que além de qualidade, também procuram fornecedores com capacidade de produção em escala suficiente para atender suas demandas.
Depois de conversarem com os profissionais e lideranças, reuniram-se o Superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, Sérgio Gonçalves (da SEDI), o presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequiel Neto, o Tuta, e o Sr. Júlio César Oliveira, Gerente Comercial do Café Três Corações e avaliaram as condições de mercado para o produto.
Sérgio Gonçalves que possui visão de negócios, não só como superintendente, mas como empresário, apresentou o cenário e as expectativas para os produtores de Rondônia e fez indagações ao diretor da Três Corações sobre os segmentos que mais crescem para o café. O Sr. Júlio César respondeu que tanto o café oferecido nas gôndolas de supermercados, quanto o que é vendido em cafeterias, estão com suas vendas em crescimento. O presidente da Câmara Setorial, Tuta, destacou que as cafeterias têm ganhado mais espaço nas cidades e disse que quando visitou Seul, na Coreia do Sul, ficou surpreso ao saber que lá existem 90 mil cafeterias, certamente é um mercado em expansão no Brasil.
Depois das informações, foram construídos consensos para que o trabalho continue com as parcerias entre o Sebrae e o Governo do Estado para garantir qualidade e aumento da oferta do nosso café.
Durante o dia o estande de Rondônia realizou várias reuniões produtivas para o mercado do café e ainda recebeu a visita do Governador do Espírito Santo, Renato Casa Grande que conversou com nossos produtores e também do Governador de Minas Gerais Romeu Zema, amigos do superintendente do Sebrae Daniel Pereira e do nosso vice-governador Zé Jodan.
Para saber mais sobre essa e outras ações do Sebrae, acesse www.sebrae.ro/inscricaocapitalempreendedor ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.
Só doação regular de sangue mantém estoques, diz ministério
No Brasil, cerca de 3,3 milhões de pessoas são doadoras
Termina hoje prazo para instituições privadas aderirem ao ProUni
Hoje também é o último dia para a emissão de termos aditivos ao processo seletivo do ProUni
Governo busca novas experiências e tecnologias para o setor cafeeiro
O Expominas é o maior evento nacional da cadeia cafeeira, onde acontece a Semana Internacional do Café 2019
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook