Rondônia recebe mais 4.680 doses de vacina contra covid-19; novo lote vai atender aeroportuários
Os imunizantes serão destinados para a 1ª dose das pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas, e também os trabalhadores do transporte aéreo
Novo lote de vacinas é entregue na Central Estadual de Rede de Frio, em Porto Velho
O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), recebeu nesta quinta-feira (3) do Ministério da Saúde (MS) mais 4.680 doses da vacina Pfizer. Com essa já são 28 remessas recebidas no Estado. A ação faz parte do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO).
De acordo com o diretor-executivo da Agevisa, Edilson Batista, os imunizantes serão destinados para a 1ª dose das pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas, e também trabalhadores do transporte aéreo. Ele explicou ainda que em Rondônia, a decisão adotada pela comissão bipartite, envolvendo Estado e municípios, e com posição favorável da Agevisa, é de imunizar todas as gestantes e puérperas, independente de comorbidades, devido à constatação da alta vulnerabilidade desse público a covid-19.
O coordenador Estadual de Imunização, Ivo Barbosa, reforçou que a vacina Pfizer é segura para gestantes e puérperas. ‘‘Não existe contra-indicação e pode ser aplicada em qualquer período gestacional. Já foram vacinadas com esse imunizante mais de 100 mil gestantes nos Estados Unidos e nenhuma delas apresentou evento adverso’’.
Novo lote será distribuído para 29 municípios que manifestaram o interesse de receber as doses
DISTRIBUIÇÃO
O novo lote será distribuído para 29 municípios que manifestaram o interesse de receber as doses. O coordenador comentou que foi solicitado dos municípios que enviassem a necessidade de doses, conforme a capacidade de aplicação no período recomendado, que no início era de três dias após distribuição a eles.
‘‘Fizemos reunião com eles e apresentamos as especificidades da vacina e responderam à solicitação por meio de documento. Mas, essa semana tivemos a notícia que o prazo para administração da vacina será estendido para 28 dias, e com isso esperamos que a adesão chegue aos 52 municípios’’, afirma Ivo Barbosa.
Conforme o diretor-executivo da Agevisa, do novo lote serão 1.140 doses para a Regional de Saúde de Ji-Paraná, 1.404 para a Regional de Cacoal, 450, para a Regional de Ariquemes, 492, para a Regional de Rolim de Moura, 216 e 978 para a Regional de Porto Velho.
Com essa remessa, Rondônia já recebeu 679.498 doses de vacinas contra a covid-19. Foram entregues 331.308 doses de CoronaVac, 322.450 de AstraZeneca, e 25.740 de vacinas da Pfizer. A responsabilidade pela aplicação da vacina na população é das prefeituras.
Covid-19: Rondônia com 232.004 casos e 5.802 mortes; Porto Velho registrou 2 mortes nas últimas 24h
Nas últimas 24 horas foram registrados 10 óbitos por covid-19 em Rondônia
Em Rondônia, ministro da Saúde reforça ações contra a covid-19 e fala sobre ampliação de vacinas
O ministro fez um breve comentário sobre a marca já atingida pelo Governo Federal na questão de distribuição de vacinas para os Estados
Rondônia está entre os estados mais ágeis para abertura de empresas no Brasil
Em maio deste ano, o tempo médio para abertura de empresa no estado foi de 58 horas. Já a média nacional foi de 76 horas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook