Rondônia retribui apoio e recebe pacientes com covid-19 do Mato Grosso do Sul para tratamento no Hospital de Campanha
Com taxa de ocupação de leitos clínicos da rede estadual em 46% e de UTI em 72,3 %, na quarta-feira havia 77 leitos de UTI e 136 leitos clínicos exclusivos para tratamento de covid-19 vagos
Paciente do Mato Grosso do Sul foi levada para tratamento no Hospital de Campanha de Rondônia
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciou na noite de quarta-feira (2) a “Operação Unidos pela Vida”, recebendo a primeira paciente da cidade de Bonito (MS), acometida pela covid-19. A paciente de 41 anos chegou às 19 horas em Porto Velho e, após receber alguns cuidados, foi encaminhada para o Hospital de Campanha de Rondônia (Hcamp).
O secretário da Saúde, Fernando Máximo, foi pessoalmente receber a paciente, e destaca que a “Operação Unidos pela Vida”, tem como objetivo retribuir a ajuda recebida de outros Estados durante a fase mais crítica da pandemia em Rondônia, inclusive do Mato Grosso do Sul, que ofereceu na época 18 vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Ele ressaltou que a prioridade do atendimento na rede ainda é para pacientes de Rondônia, tendo em vista que apesar da queda na ocupação de leitos, o Estado ainda mantém níveis altos de novos casos e óbitos.
“Eu fiquei muito feliz, me emocionei, liguei para o governador Marcos Rocha, onde pediu para darmos todo apoio, claro que dentro das nossas condições e responsabilidades para não prejudicar nossos rondonienses caso precisem da vaga”, comentou o secretário da Sesau.
Paciente chegou intubada e com algumas comorbidades
Fernando Máximo disse ainda, que desde quando entraram em contato com ele, não pensou duas vezes para poder retribuir a assistência que eles tiveram com os pacientes de Rondônia. “Lembrar que nos momentos tristes que tivemos, quando estávamos com dificuldade de leitos de UTIs com nossos rondonienses, foram eles nos socorrendo. O Mato Grosso do Sul, de cara nos ofereceu 18 vagas. E hoje recebemos a primeira paciente de 41 anos, jovem, mas com comorbidades, em estado gravíssimo, mas nossa equipe de profissionais irá fazer o máximo para que ela volte curada à sua família, ao seu Estado”.
Durante coletiva de imprensa, o gestor da Saúde, concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (3), onde falou do estado de saúde da paciente. “Infelizmente é grave, chegou intubada. É uma paciente com algumas comorbidades, mas temos uma equipe de profissionais excelentes que vão fazer de tudo para salvar mais essa vida”.
A Sesau ofereceu para o Estado do Mato Grosso do Sul 18 vagas de UTIs, todas elas são no Hospital de Campanha de Rondônia (antigo Regina Pacis). Com a taxa de ocupação de leitos clínicos da rede estadual em 46% e de UTI em 72,3 %, nesta quarta-feira havia 77 leitos de UTI e 136 leitos clínicos exclusivos para tratamento de covid-19 vagos.
Profissionais da Educação recebem 1ª dose da vacina contra a covid-19
Na próxima sexta-feira (4), será a vez dos que atuam na Rede de Ensino Superior. A ação será em frente à Praça Municipal, no formato drive-thru, das 8h às 12h
Agentes do Sistema Socioeducativo começam a ser imunizados contra a covid-19, em Rondônia
A meta é incluir os agentes na imunização sempre que disponível para os servidores da Segurança Pública
Pessoas com comorbidade com mais de 20 anos serão vacinadas em Porto Velho a partir de sexta-feira (4)
Serão vacinadas pessoas com agendamento no SASI e que devem levar cópia do laudo que comprova a comorbidade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook