Safra de grãos deve ser recorde em 2021, diz IBGE
Brasil deve produzir 262,2 milhões de toneladas de grãos
O Brasil deve registrar, em 2021, safra recorde de cereais, leguminosas e oleaginosas, segundo estimativa de janeiro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a previsão, o país deve produzir 262,2 milhões de toneladas, resultado 3,2% superior ao registrado no ano passado.
A previsão de janeiro para este ano é 0,7% superior (ou seja, mais 1,7 milhão de toneladas) à feita pela estimativa de dezembro do ano passado.
Já a área colhida deve ser de 66,8 milhões de toneladas, ou seja, 2,1% acima da observada no ano passado.
Entre as principais lavouras, a expectativa é de alta nas produções de soja (7,2%), que deve totalizar 130,3 milhões de toneladas; de milho (0,4%), que deve totalizar 103,7 milhões de toneladas; de feijão (4,1%) e de sorgo (0,1%).
Por outro lado, são esperadas quedas na safra de arroz (-0,6%), que deve chegar a 11 milhões de toneladas; na lavoura de algodão herbáceo (16,5%), que deve totalizar 5,9 milhões de toneladas; e na safra de trigo (-6,5%).
Outros produtos
Além dos cereais, leguminosas e oleaginosas, o IBGE também faz estimativas para outros produtos agrícolas importantes do país. Em 2021, são esperadas altas nas safras de laranja (0,8%), que deve somar 15,9 milhões de toneladas; de uva (13,1%), de banana (3,2%) e de tomate (1,2%).
Por outro lado, o ano deve fechar com quedas na produção de cana-de-açúcar (-1,6%), que deve totalizar 667 milhões de toneladas; café (-27,3%), mandioca e batata-inglesa (ambas com recuo de 0,8%).
Fiscalização do Cremero encontra irregularidades graves na região de Pacaás Novos
O relatório será feito em caráter de urgência e encaminhado para os gestores municipais e estadual e Ministério Público. As unidades terão o prazo de cinco dias para regularização após recebida a notificação oficial do Conselho
Nova ponte de concreto sobre o rio Jacy-Paraná vai garantir mais segurança e trafegabilidade à população de Jacinópolis
A nova ponte de concreto e pista dupla colocará fim aos problemas de trafegabilidade no local. Obra faz parte do planejamento de desenvolvimento de Rondônia, que ultrapassou mais de 50% das ações programadas
DER realiza recuperação de trechos das rodovias 383 e 010, no perímetro urbano
Nessa semana o DER iniciou uma verdadeira força-tarefa para recuperar trechos da RO-383 (Avenida Norte Sul) e RO-010 (Avenida 25 de Agosto), no perímetro urbano de Rolim de Moura
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook