Saiba como praticar exercícios no seu dia a dia sem ir para a academia
Conheça outras possibilidades para praticar exercícios e manter sua saúde
Exercitar-se é sinônimo de ir para a academia e focar na musculação? Pode ser, mas essa não é a única opção. Existem diversas outras possibilidades de movimentar o corpo, e que podem ser feitas longe da academia, promovendo a saúde do corpo e da mente dos praticantes.
Entre elas, é possível citar a caminhada, o pilates ou mesmo praticar ciclismo no dia a dia. Que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios que essas alternativas promovem para a sua saúde? Confira no texto abaixo.
Corrida e caminhada
Provavelmente, as duas principais formas de praticar exercícios fora da academia, justamente por serem opções que podem ser feitas em qualquer lugar, até no quarteirão da sua casa. Realizar corrida e caminhada permite colocar todo o corpo em movimento. Elas fazem bem ao coração, queimam calorias e ainda proporcionam sossego para a mente, fazendo você escapar das preocupações diárias.
A prática pode ser feita sozinho, curtindo uma playlist com suas músicas favoritas, ou na companhia de outras pessoas. Lembre-se de usar roupas leves e que permitam a transpiração do corpo, assim como calçados adequados para a prática. Evite correr ou andar sob sol intenso e passe sempre protetor solar, para manter sua pele protegida.
Bicicleta
Outra opção que fará bem ao corpo é passar a usar uma bicicleta no dia a dia. Ao contrário da corrida e da caminhada, você nem precisa separar um tempo só para praticar o exercício: ir para o trabalho ou faculdade de bicicleta, por exemplo, já é uma forma de se manter saudável — e de quebra evitar o trânsito.
O uso da bicicleta na rotina proporciona vários benefícios para a saúde. A prática alivia o estresse diário e também colabora para a perda de peso. Se os trajetos que você percorre têm subidas, há também o fortalecimento muscular. Mas não se esqueça de usar equipamentos de proteção necessários, como capacete, em caso de bicicletas elétricas.
Yoga
Participar de aulas de yoga é uma forma bem atrativa de trabalhar corpo e mente simultaneamente. Essa atividade melhora a qualidade de vida dos seus praticantes, aumentando a capacidade de concentração e a criatividade, regulando o funcionamento dos sistemas respiratório e digestório, reduzindo o estresse e melhorando até mesmo o sono.
Pesquise sobre os diferentes tipos e métodos de yoga e encontre aquele que melhor se encaixa no seu gosto e interesses pessoais. Independentemente da escolha, a yoga tem o objetivo de promover a harmonia entre corpo e mente e gerar uma sensação de bem-estar mais duradoura.
Pilates
O pilates é outra opção focada no trabalho conjunto entre corpo e mente. Os movimentos dos exercícios ajudam a alongar o corpo, o que fortalece os músculos, mas sem prejudicá-los, por ser uma atividade de baixo impacto.
Trata-se de uma atividade menos desgastante, mas que proporciona vários benefícios ao corpo, como perda de peso e auxílio nas dores de coluna, pois fortalece essa região. A prática também ajuda no controle da respiração e na diminuição da ansiedade.
Natação
Para fechar a lista, uma das práticas mais atraentes, que ganha novos adeptos sobretudo na época mais quente do ano. A natação exercita o corpo inteiro, fortalecendo os músculos de pernas, braços, ombros, peitoral e costas. Ainda é uma prática que ajuda no controle da respiração e aprimoramento da coordenação motora, alongando os músculos e trabalhando a flexibilidade das articulações.
Inclusive, já que ele é feito na água, os impactos causados nas articulações são baixos, não as comprometendo. E essa é uma excelente opção para queimar as calorias e perder peso, já que a prática de uma hora de natação é capaz de queimar até 500 calorias.
Mais de 50 vagas estão disponíveis no Sine Municipal de Porto Velho nesta terça-feira (22)
Candidato deve se atentar ao currículo atualizado para concorrer a uma das vagas
Porto Velho está entre as 40 cidades mais empreendedoras, aponta pesquisa
Estudo analisou os 101 municípios mais populosos do Brasil
Governo zera imposto de importação de etanol e de seis alimentos
Medida vale até o fim do ano e pretende conter inflação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook