Saiba tudo sobre o ar-condicionado do tipo split

Conheça as características e as vantagens de um modelo bastante popular no mercado

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 08 de novembro de 2021 às 09:23
Saiba tudo sobre o ar-condicionado do tipo split

Ter um ar-condicionado em casa é fundamental para aumentar o conforto e a comodidade em nosso lar. E um dos modelos mais populares no mercado brasileiro é o ar-condicionado split. Mesmo sendo bastante conhecido, muitas pessoas ainda não sabem como esse tipo de ar-condicionado funciona. 

Existem diversos modelos do aparelho no mercado, como, por exemplo, o ar-condicionado split inverter, um dos modelos mais econômicos do mercado. Aqui, vamos explicar como um ar-condicionado split funciona e os principais tipos de ar-condicionado split do mercado. 

O que é ar-condicionado split? 

O termo split, em português, significa “dividir”. E isso é aplicado nos modelos de ar-condicionado split que são divididos em duas unidades. 

Há a unidade interna (evaporadora) e a externa (condensadora). As duas partes são conectadas por tubulações por onde acontece a passagem do fluido refrigerante e do dreno. Essa conexão entre as unidades é necessária para o resfriamento do ambiente e para o escoamento de água da unidade evaporadora do split. 

Em comparação com outros tipos de ar-condicionado, os modelos split são fáceis de serem instalados, consomem menos energia e são mais discretos dentro de um ambiente. 

Como é feita a instalação do ar-condicionado Split? Como esse tipo de ar-condicionado funciona? 

Sendo composto por duas unidades, o ar-condicionado split precisa ser adaptado ao ser instalado em residências. Isso porque é preciso conectar os tubos entre as unidades para que o sistema resfrie o ambiente. 

O ideal é que a distância entre as unidades seja a menor possível para que não haja perda de pressão entre os dutos, o que é essencial para tornar este modelo de ar-condicionado mais econômico. 

Muitos imóveis já estão preparados com canais abertos na parede para a instalação do ar-condicionado split. Mesmo que a residência não possua qualquer tipo de adaptação, com uma pequena obra será possível instalar o aparelho. 

Quais são os principais tipos de ar-condicionado split? 

Existem diversos modelos de ar-condicionado split no mercado. As diferentes versões do split se caracterizam por diferentes formatos e finalidades. Aqui vamos mostrar os principais tipos, confira abaixo:

Split Hi-Wall 

O Split Hi-Wall é o modelo mais popular de ar-condicionado split, sendo encontrado em muitas casas, apartamentos e pequenos estabelecimentos comerciais. A tradução de Hi-Wall em português é “parede alta”. Isso indica que esse modelo de split deve ser instalado em cantos altos da parede de um ambiente. 

Esses modelos trazem unidades evaporadoras menores, ideal para pessoas que se preocupam com a estética do ambiente. Os modelos são bastante acessíveis e possuem potências variadas. 

Split Piso Teto 

Como o nome já indica, o Split Piso Teto é um modelo que deve ser colocado no teto dos cômodos. Com alta capacidade de refrigeração, esse modelo de split é recomendado para instalação em ambientes grandes, sendo muito usado em fábricas, grandes escritórios e outros. 

Por isso, é comum encontrar modelos de Split Piso Teto em igrejas, fábricas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. 

Split Cassete 

O Split Cassete possui quatro vias para a saída de ar, sendo instalado no teto ou no forro de um ambiente. Como ele fica embutido no ambiente, esse modelo modifica muito pouco o visual do ambiente. 

Esse modelo é recomendado para espaços de médio porte, sendo bastante encontrado em salas de aula, escritórios e bancos, por exemplo. 

Multi Split 

O Multi Split tem um formato semelhante ao Split Hi-Wall. A diferença é que este modelo possui mais evaporadoras, podendo contar com até cinco unidades e uma unidade condensadora. 

Esse modelo é ideal para quem precisa climatizar vários ambientes, mas tem pouco espaço interno para a instalação de várias condensadoras. 

Modelos Inverter 

Todos os modelos de ar-condicionado Split que citamos no artigo podem ser encontrados com a tecnologia Inverter, que garante economia de energia no uso do aparelho, já que o sistema diminui a oscilação da energia do ar-condicionado. 

Um dos modelos de ar-condicionado mais populares do mercado, o ar-condicionado Split possui versões que atendem às mais diferentes necessidades de mercado. Conhecer mais sobre o funcionamento e a instalação destes aparelhos é importante para considerar os fatores na hora de comprar um novo ar-condicionado. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook