Samu adota novos protocolos em virtude da pandemia do Covid-19

Conforme a classificação, o paciente é enviado para o atendimento em Unidade de Suporte Básico (USB) ou de Suporte Avançado (USA)

Comdecom
Publicada em 26 de maio de 2020 às 10:53
Samu adota novos protocolos em virtude da pandemia do Covid-19

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), adotou novos procedimentos para atendimento as pessoas com ou sem suspeitas do novo coronavírus (Covid-19). Entre eles, reforço com ambulâncias, novos equipamentos de proteção individual (EPIs), higienização do prédio, entre outros.

De acordo com a gerente do Samu, Simone Gonzaga, no último mês recebeu duas novas ambulâncias e, agora são, nove viaturas para atender a população. Além disso, todos os profissionais receberam reforço nos EPIs. “Cada integrante da equipe passaou a contar com dois tipos de aventais impermeáveis para casos suspeitos e gramatura 50, para procedimentos que gerem aerossóis”, disse.

Simone informou que todos os casos atendidos são regulados na base, por um médico regulador. Ele é responsável pelo atendimento primário e, conforme a classificação, o paciente é enviado para o atendimento em ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA), com a equipe completa em casos mais graves.

“O paciente é encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) para ter uma assistência em nossa rede de saúde. Caso precise ser internado, ligamos para a Central de Regulação de Urgência e Emergência de Rondônia (CRUE-RO) e encaminhamos para o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). Pode haver demora nos atendimentos por causa da necessidade de transferência de local”, informou a gerente.

BALANÇO DE ATENDIMENTO

De acordo com o balanço da Semusa, em março foram 1.663 atendimentos, 31 a menos que ao mesmo período do ano passado. Já em abril de 2020, os atendimentos somaram 1.973, com 204 casos a mais que o mesmo período de 2019. Em maio de 2019 foram 1.479 e, até o momento (1 a 25/5) somam 551 atendimentos.

As ocorrências comuns atendidas pelo Samu são: acidente de trânsito, clínico, obstétrico, pacientes psiquiátricos, violência física, violência por arma branca, atingidos por tiros, acidentes domésticos, entres outros.
No que se refere aos atendimentos Covid-19, em março deste ano foram 104 atendimentos, abril 180 e, em maio, até o momento 275 atendimentos (1 a 25/5).

DESINFECÇÃO

Na manhã desta segunda-feira (25), o prédio do Samu recebeu o serviço de desinfecção total do local e das viaturas, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Serviços Básicos (Semisb).

EQUIPE

A equipe do Samu é composta por 19 médicos, 10 enfermeiros, 35 condutores socorrista de ambulâncias, 43 técnicos de enfermagem. Outros 15 estão afastados em atendimento ao decreto nº 16.612 , de 23 de março, por estarem no grupo de risco do Covid-19.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Os BOSTAS de Rondônia

Os BOSTAS de Rondônia

Os seguidores do “Mito” foram rebaixados de gado para bosta em pouco tempo. Ainda assim, muitos continuam cegos seguindo o seu líder e o reelegeriam já no primeiro turno se as eleições fossem hoje