Samuel Araújo critica dispositivo que compromete ações sociais realizadas pelo Sesc e Senac
O pedido de supressão foi apresentado ao Senado Federal por meio do requerimento Nº 452-2023 e atende a uma solicitação da Fecomercio-RO, na figura de seu presidente, Raniery Araujo Fonseca
Nessa quinta-feira (11/05), o senador Samuel Araújo apresentou requerimento para supressão dos arts. 11 e 12 da Medida Provisória 1147/2022, inseridos por emenda de relator durante tramitação na Câmara dos Deputados, que estabelece a transferência de 5% dos recursos do Sesc e do Senac para custeio da Embratur.
Na avaliação do senador, além de se tratar de uma matéria estranha, a aprovação da medida, nos moldes em que se encontra, compromete o sustento das ações sociais realizadas pelo Sesc e o Senac, o que representa um retrocesso social, violando, consequentemente, princípios constitucionais da valoração social do trabalho e da livre iniciativa, e da garantia ao desenvolvimento nacional. “Não questionamos a legalidade da Medida Provisória, mas sim a inserção desses dispositivos”, explicou.
Na avaliação do senador, o desvio de 5% dos recursos das duas instituições para a Embratur tem um impacto gigantesco para o setor e representa um prejuízo ao povo brasileiro, inclusive no corte de postos de trabalho. “Somente na Região Norte, haverá a redução de 89 mil quilos de alimentos distribuídos, queda de 264 matrículas em educação básica e continuada, corte de 180 postos de trabalho e encerramento de atividade em três municípios”, destacou Samuel Araújo.
O pedido de supressão foi apresentado ao Senado Federal por meio do requerimento Nº 452-2023 e atende a uma solicitação da Fecomercio-RO, na figura de seu presidente, Raniery Araujo Fonseca.
A Medida Provisória 1147/2022 trata sobre a redução das alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes no transporte aéreo de passageiros. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado para apreciação.
Lula diz que base de apoio no Congresso será testada a cada votação
Presidente defendeu amplo diálogo com parlamentares de todos partidos
Pagamento de débitos eleitorais pode ser feito sem sair de casa
Guia de quitação de multa pode ser obtida pela internet de forma gratuita
Assembleia Legislativa de Rondônia apoia discussões sobre orçamento 2024
Sepog promoveu debate que envolveu todos os poderes, na sede do Legislativo estadual em Porto Velho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook