Se Liga: saiba o que são as convenções partidárias e o que acontece nesses eventos
Nas convenções, os partidos irão escolher as candidatas e os candidatos que disputarão o pleito municipal deste ano
Você sabia que só podem disputar as Eleições Municipais 2024 as candidatas e os candidatos aos cargos de prefeito e de vereador que estiverem filiados a uma legenda política e que tenham sido aprovados em convenções partidárias?
Conforme estabelece o Calendário Eleitoral das Eleições 2024 (Resolução TSE nº 23.738/2024), os partidos e as federações poderão realizar convenções entre os dias 20 de julho e 5 de agosto deste ano. Todavia, esses encontros diferem das convenções partidárias de caráter não eleitoral, que podem ocorrer a qualquer tempo.
Esses eventos reúnem as filiadas e os filiados a uma legenda para o exame de assuntos de interesse partidário ou para a escolha de candidatas e candidatos a uma eleição e a aprovação de uma eventual coligação (união de dois ou mais partidos, a fim de disputarem eleições majoritárias).
Formato
As convenções partidárias podem ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha das candidatas e dos candidatos em convenção, a legenda já pode solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, o que deve ser feito até 15 de agosto.
A federação partidária registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições. Porém, neste caso, as convenções dos partidos que a compõem deverão ocorrer de maneira unificada, como se a federação fosse uma única legenda.
Girão diz que CNJ persegue críticos e corrompe aposentadoria compulsória
O senador criticou também o que definiu como “estagnação” da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 53/2011, que já foi aprovada no Senado e tramita na Câmara dos Deputados
Pagot, o estrategista do transporte fluvial, pede ao senador Confúcio toda atenção à BR-364
O senador gostou muito da visita. Segundo disse, Pagot foi ao gabinete para solicitar a intercessão com o Ministério dos Transportes no sentido de bem conservar a BR-364
Projeto que autoriza cães de terapia e assistência em locais públicos e privados é aprovado
Proposta é de autoria do deputado estadual Delegado Camargo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook