Secretaria de Saúde intensifica ações preventivas e de acolhimento durante campanha contra o suicídio
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é 10 de setembro; este ano o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”
Dinâmicas, rodas de conversa, palestras e escutas especializadas estão entre as ações desenvolvidas
Atrair a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio é um dos objetivos da campanha Setembro Amarelo. Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai intensificar as atividades de conscientização sobre a prevenção de mortes autoprovocadas.
Oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é 10 de setembro. Este ano, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”. Palestras, rodas de conversa, dinâmicas e escutas especializadas estão entre as ações desenvolvidas pela Semusa para seus servidores. Além disso, profissionais de saúde de outras esferas governamentais também serão contemplados com práticas voltadas para a campanha.
SAÚDE MENTAL
Outra frente de atuação será realizada pelos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que planejaram atividades diferenciadas durante todo o mês. No Caps Três Marias, que atende o público com idade a partir dos 17 anos, o atendimento com psicólogo vai ocorrer de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14 às 17h.
Os Centros de Atenção Psicossocial terão atividades diferenciadas durante todo o mês
No Caps Infantil, as ações da campanha serão executadas com os usuários que já utilizam o serviço, mas também levando orientações para o público externo, como aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
O Caps AD também vai promover palestras dentro e fora da unidade, levando orientações contra o uso de álcool e drogas e a favor da valorização da vida para servidores da Semusa e outras secretarias.
BUSQUE AJUDA
Rede de Atenção Psicossocial
Através dos Caps, a rede municipal de saúde disponibiliza, para todas as faixas etárias, atendimento às pessoas em sofrimento psíquico intenso ou transtorno mental, incluindo o uso de substâncias psicoativas. Clique aqui e saiba em qual Caps buscar ajuda.
Centro de Valorização da Vida
O Centro de Valorização da Vida (CVV), uma associação civil sem fins lucrativos, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, através do número 188 ou pelo site https://www.cvv.org.br/.
Materiais de Apoio
A Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, disponibilizam materiais informativos e educativos sobre prevenção ao suicídio, disponibilizados nos links abaixo:
• Carta aos Pais - Automutilação e suicídio - 2023
• Cartilha: informações importantes sobre doenças mentais e suicídio
Sesc RO abre inscrições para processo seletivo para orientador educacional - cargo de confiança
Vaga é destinada à cidade de Ariquemes para formação de cadastro reserva
Com 1.000 vagas abertas, Sicredi busca talentos e investe na jornada de desenvolvimento das pessoas
Instituição financeira cooperativa almeja aumentar o quadro de colaboradores em 13% até o fim deste ano
Justiça Federal em Rondônia faz seleção para contratar estagiários de direito e administração
Inscrições vão até 18 de setembro; edital prevê sete vagas e formação de cadastro reserva
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook