Sedam participa de curso de Projeto de Fortalecimento dos Órgãos Ambientais da Amazônia, no Estado do Pará
Sedam, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Florestal participa em Santarém (PA), de uma capacitação sobre Sensoriamento Remoto em Manejo Florestal
O curso visa fortalecer as instituições ambientais da Amazônia
Com o intuito de consolidar os órgãos ambientais da Amazônia, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Florestal – Codef, participa em Santarém (PA), de uma capacitação sobre Sensoriamento Remoto em Manejo Florestal, tema que integra o VI módulo do curso Projeto de Fortalecimento dos Órgãos Ambientais da Amazônia. O objetivo do curso é intensificar as instituições ambientais da Amazônia mediante o programa de capacitação de seus técnicos, além de qualificar os alunos na aplicação de técnicas específicas do Manejo Florestal Sustentável.
SENSORIAMENTO REMOTO E MANEJO FLORESTAL
A capacitação segue até sexta-feira (16), abordando a identificação de padrões nas áreas de manejo a partir de imagens de satélite, em conformidade com a legislação florestal; identificação de unidades de trabalho exploradas e não exploradas; exploração de dados de inventário florestal 100% a partir dos padrões de planilhas eletrônicas estabelecidas no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais – Sinaflor e Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais – Sisflora, e a sua relação com imagens de satélite; elaboração de mapas para o planejamento de vistorias; e realização de prática de campo: simulação de vistoria em área de manejo florestal.
Para o governador Marcos Rocha, os temas abordados nas etapas do curso oferecem a capacitação necessária para atender às demandas do Estado. “O curso atende à busca por capacitação dos servidores, que atuam no âmbito do manejo florestal sustentável. A participação neste evento enriquece os conhecimentos e mantém atualizada a equipe de servidores de instituições ambientais estaduais e federais”, declarou.
O coordenador de desenvolvimento florestal, Diego Enrique Gonçalves Monteiro ressalta a importância das temáticas abordadas no curso, e considera que, “participar deste evento é uma oportunidade para trocar experiências com servidores que executam as mesmas funções em vários estados. É a chance de manter os nossos conhecimentos atualizados”, declarou.
SOBRE O CURSO
O curso é uma realização da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, Ministério do Meio Ambiente/Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – Ibama, e conta com a participação de instituições nacionais e internacionais de apoio e cooperação à sustentabilidade. Participam da capacitação funcionários de instituições ambientais que atuam diretamente com o processo de autorização de manejo florestal sustentável, em instituições ambientais estaduais e federais.
Movimentação de cargas no Porto de Porto Velho registra aumento de 77%
Em 2022, foram movimentadas 424 mil toneladas de cargas entre janeiro e abril. Em 2023, esse número saltou para 752 mil toneladas
Ji-Paraná abre inscrições para os cursos de Libras Básico e Intermediário
Os cursos são voltados para as comunidades interna e externa da unidade
IFRO seleciona colaboradores externos para atuação em curso de Sabonete Artesanal
Podem participar da seleção profissionais sem vínculo direto com o serviço público, estudantes ou egressos do IFRO, conforme os requisitos de ingresso indicados para cada função descritos no edital



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook