Segunda etapa de vacinação contra a gripe deve imunizar 15,6 milhões

Na primeira etapa, a meta de vacinar 90% dos idosos foi alcançada

Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil/Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Publicada em 16 de abril de 2020 às 15:09
Segunda etapa de vacinação contra a gripe deve imunizar 15,6 milhões

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou hoje (16) e vai até o dia 9 de maio, com a meta de imunizar 15,6 milhões de pessoas.

Fazem parte dessa etapa de vacinação povos indígenas, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, portuários, profissionais das forças de segurança e de salvamento, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Francielli Fontana, reitera que esta vacina não protege contra o novo coronavírus e sim contra a gripe influenza. “Mas poderá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico, uma vez que os sintomas são parecidos entre as duas doenças, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde”, ressalta a coordenadora ao informar que, até o momento, a pasta enviou 35,1 milhões de doses para os estados, visando atender o público prioritário das duas primeiras fases.

Mudanças 

De acordo com o Ministério da Saúde, os povos indígenas tiveram sua vacinação antecipada devido à vulnerabilidade para adoecimento e complicações pela gripe.

Já portuários, caminhoneiros e motoristas e cobradores de transportes coletivo foram incluídos após os serviços de transporte e entrega de cargas terem sido considerados serviços essenciais. “Essas três categorias de profissionais devem buscar a vacina em qualquer serviço público de vacinação do país, independente do seu estado de residência, pois transitam em todo o Brasil”, informou por meio de nota o Ministério da Saúde.

Primeira fase

Na primeira etapa da campanha, dirigida a idosos com 60 anos ou mais e a trabalhadores da saúde, mais de 18,9 milhões de idosos foram vacinando, o que corresponde a 90,66% deste público – a meta do ministério era de 90%. Este índice superou o de trabalhadores da saúde, que registrou um total de 3,8 milhões de profissionais imunizados, o que corresponde a apenas 75,5% da meta.

A terceira fase da campanha terá início em 9 de maio, se estendendo até o dia 22 do mesmo mês. Ela terá como público-alvo pessoas com deficiência, professores, crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, grávidas, mães no pós-parto e pessoas acima de 55 anos. A meta é a de vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Censura velada

Censura velada

Baseada em “uma ortodoxia, um corpo de ideias que se assume que todas pessoas de bom senso aceitarão sem questionar”, e “qualquer um que desafia a ortodoxia prevalente se encontra silenciado com efetividade surpreendente” mesmo sem “qualquer proibição oficial”