Segurança dos Sistemas tecnológicos do TJRO é destaque em Congresso de Inovação e Controle

O evento, que teve como objetivo gerar discussões, abrir debates, inspirar tendências e apresentar projetos e estudos de caso na área, reconheceu a prática do TJRO como um modelo a ser seguido por outros tribunais

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 10 de setembro de 2019 às 10:12
Segurança dos Sistemas tecnológicos do TJRO é destaque em Congresso de Inovação e Controle

Gestores da área de tecnologia do Tribunal de Justiça de Rondônia participaram do 14º Conip - Congresso de Inovação no Poder Judiciário, ocorrido em Brasília, nos dias 28 e 29 de agosto, e foram destaque nas mesas de debates, visto que, dentre as experiências apresentadas, o Poder Judiciário do Estado se mostrou um dos mais avançados no quesito segurança dos sistemas

O evento, que teve como objetivo gerar discussões, abrir debates, inspirar tendências e apresentar projetos e estudos de caso na área, reconheceu a prática do TJRO como um modelo a ser seguido por outros tribunais.

Como relatou Ignácio de Loiola dos Reis, diretor do Desein, o avançado nível tecnológico e organizacional em que se encontra o TJRO, deve-se ao apoio da administração, que tornou possível a reformulação na Secretaria de Tecnologia, criando a governança dentro da TI e, consequentemente, o ambiente favorável para a segurança dos sistemas. “Foram criadas diversas políticas, processos foram mapeados e atualmente estamos com a metodologia Devopsec - Desenvolvimento, Infraestrutura e Segurança trabalhando em conjunto para blindar os sistemas do TJRO”, esclareceu.

Além de Ignácio, também participaram do Conip os Secretário da Stic, Fabiano de Souza Gutierrez, o diretor da DSI, Luciano de Souza Cortes, e diretora do Degov, Simone Soares Sena de Oliveira.

Outro tema que colocou Rondônia em destaque foi a Inteligência Artificial. O sistema Sinapse, desenvolvido pelo TJRO e adotado pelo CNJ, continua despertando interesse nos demais tribunais.

O evento recebeu CIOs, diretores, gerentes de TI e segurança, juízes presidentes das comissões de informática dos tribunais superiores, tribunais regionais, tribunais estaduais, tribunais de contas, ministérios públicos, defensorias e corregedorias e seus conselhos

A agenda do evento de 2019 abordou tendências, estudos de casos, provas de conceito e demais temas para uma atualização dos gestores públicos em prol da melhoria dos serviços públicos para a sociedade.

O Conip Judiciário virou uma tradição em Brasília, congregando o mundo de tecnologia aplicada ao Judiciário brasileiro. São cerca de 400 participantes todos os anos, entre magistrados, acadêmicos, procuradores, advogados, representantes de empresas de tecnologia e os profissionais de tecnologia.

Inclui, também, os órgãos de controle e pretende se firmar como o evento de tecnologia do sistema de justiça brasileiro, sempre discutindo e propondo soluções inovadoras para as demandas atuais e projetando o futuro para uma melhor prestação de serviços públicos para o nosso país.