Segurança pública – uma questão de quê?

Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, Ele o rejeitou como rei (1 Samuel 15). Afinal, segurança pública é uma questão de quê?

Valdemir Caldas
Publicada em 07 de julho de 2022 às 10:07
Segurança pública – uma questão de quê?

Compreendo a preocupação do senador Marcos Rogério com o aumento da criminalidade em Rondônia - uma preocupação, aliás, que acredito não ser apenas dele, mas de toda a população, principalmente dos moradores de Porto Velho, há tempos aterrorizados com a onda de selvageria que campeia na cidade, colocando-a como recordista na modalidade entre todas as capitais brasileiras.

Imaginava-se que, com a chegada do Cel. Marcos Rocha ao comando do Estado, houvesse um salto de qualidade nos serviços prestados à população. Afinal, ele veio da polícia militar, e foi secretário de Justiça no governo do hoje senador Confúcio Moura, mas, infelizmente, não é isso o que se tem visto. Quando o assunto é segurança pública, reconhecidamente, em Rondônia, a situação vai de mal a pior.

Muitas são as causas da violência. Não quero aqui, contudo, debruçar-me sobre eventuais conceitos sociológicos para tentar esclarecer os motivos para tanta selvageria. Até porque não sou versado na matéria, tampouco especialista na área da segurança, porém, modestamente, não acredito que a origem do problema resida, por si só, na fome e na miséria, como sustentam alguns. Igualmente, considero justo jogar a culpa nos ombros das policiais (civil e militar). Isso seria, no mínimo, irresponsabilidade, além de evidenciar brutal falta de respeito para com esses profissionais.

Não concordo, também, com quem reclama que o problema é a falta de leis, porque elas existem, e não são poucas, mas nem sempre são cumpridas. Justificar a carência de recursos financeiros não convence mais, exceto os bobos da corte, cuja capacidade de análise não vai além do próprio umbigo.  

Entendo que a impunidade ainda é o dínamo que impulsiona a violência, somada à ausência de políticas públicas e de uma estrutura capaz de imprimir maior velocidade na agilização e conclusão da ação penal, mas não posso deixar de realçar, jamais, que a desobediência às leis e aos mandamentos de Deus é a raiz de todos os males pelos quais passa a humanidade e, com isso, nos afasta de Suas bençãos, pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, Ele o rejeitou como rei (1 Samuel 15). Afinal, segurança pública é uma questão de quê?

Comentários

  • 1
    image
    Paulo Sérgio Gomes 07/07/2022

    É parcialmente correta a conclusão do ligeiro comentário acerca da Segurança Pública em RO, notadamente na Capital. Talvez fosse interessante observar que em todo o território nacional o índice de mortes causadas por armas de fogo (nas ruas e nas residências) vem aumentando muito nos últimos anos. O enorme aumento de armas de fogo adquiridas de forma legal, mas acabando em sua maioria na mão de gente perigosa, tem causado muitas mortes. Ademais, nosso insano presidente, ao dizer que sua especialidade é matar, incentiva sua horda de ignaros apoiadores, a portar e utilizar armas de forma indevida. Pobre do país que, como nosso, ao invés de investir em educação, geração de empregos, segurança e saúde, incentiva a produção e uso de armas de fogo! Pobre país !!! Ignorância gera pobreza, morte, criminalidade.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook